sábado, 9 de julho de 2011

Desafio Literário 2011 - Julho

No Desafio Literário deste mês a proposta é descobrir novos autores... fiquei matutando com meus poucos neurônios onde eu iria achar um novo autor, euzita que sou fissurada em clássicos e autores consagrados... hum...

Eis que minha super amiga Gabriela Colombo me convida para participar de uma oficina literária (aqui!) e de quebra resolve este problema: a Gaby é uma nova autora!!!! E ela me deu um exemplar de presente que li apenas dois contos e guardei para mais tarde - e acabou ficando entre tantos outros aguardando uma sobrinha de tempo. Well well Guilherme Tell, hora de resgatar a obra.

Na minha cabeceira, lugar de honra!

Desde otro lugar é uma reunião de contos, trágicos e surpreendentes. Dois deles, "La Nocturna" e "Compañías" ganharam o prêmio XX Certamen Internacional de Poesía y Narrativa Breve da editora De los Cuatro Vientos. A mulé é porreta, minha gente.

Nascida em Buenos Aires, veio para o Brasil por volta de 2008. Aqui criou o Clube de Leitura que esta que vos escreve tá tentando conhecer in loco faz um tempo... desde que conhecí a escritora, num curso de contos na Casa do Saber. Lá no Clube de Leitura você encontra excelentes resenhas (não estas sacanagens que eu posto aqui e chamo de resenha!), além de poder participar comentando as obras propostas mês a mês.

Por falar em sacanagens, vamos à elas:

Onze contos, sendo o primeiro o já citado "Compañías". Olha people, a Gaby já tinha me mandado este conto antes de me presentear com o livro. E sou obrigada a confessar que me deu uma invejinha branca, de tão bom que é. Putacontosensacional! Tão simples, e tão fantástico... Uma mulher que começa a perceber pontos negros na visão. Vai no oftalmo e ele diz que isso é bem comum, se chama moscas voadoras. O problema é que essas "moscas voadoras" passam a perseguir a protagonista até um final surpreendente.

"Falta de aire" me lembrou demais o jeito de escrever de Murilo Rubião. Sem pé, sem cabeça, e cheio de sentido. "Ella, el escarabajo amarillo y la flor" me arrancou algumas risadas com a perseguição imaginada de uma mulher fofa num carrinho fofo à um auditor meticuloso e quadradinho. "Humildes encuentros" trouxe um lirismo profundo ao confrontar o olhar de um mendigo com as pessoas que o cercam. "Azaleas" descreve a prisão de uma mulher na sua idéia de família perfeita, que resulta num final trágico.

Todos os contos trazem uma linha tênue entre o fantástico e o simplório, o trágico e o lírico. Muito gostosinhos de ler.

Na home da Gaby vocês encontram o conto "Compañías" traduzido para o português. Leiam, é uma ORDEM.

Gaby, te amo.

Desde otro lugar
Gabriela Teresa Colombo
Ed. De los Cuatro Vientos
62 páginas

4 comentários:

  1. Olá Dani:
    Linda resenha! Adorei!
    Obrigada novamente!
    Estou esperando seu livro agora!!! Você escreve lindo!
    Aproveito para convidar seus amigos a participar do nosso clube de leitura www.nossoclubedeleitura.blogspot.com
    Um abraço!!
    Gaby :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha. Super divertida e o pano de fundo da amizade deu a ela um toque especial. Sem contar que o livro parece mesmo muito bom.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Se a Dani gostou deve ser ótimo mesmo. como é este clube de leitura?

    Encontrei um livro de uma escritora nova, que muitos acham que vai fazer barulho em nossa literatura, assim que eu ler comento aqui pode ser?

    ResponderExcluir
  4. Ei Baco! Bom revê-lo por aqui!
    O livro da Gaby é muito bom. Sem puxa-saquismo. E o link do clube de leitura ta alí no blogroll. É só ler a obra do mês e postar seus comentários. Tb pode ser presencial, o grupo se reune 1 vez por mês para discutir o livro. Lá no link vc encontra maiores info´s.
    E claro que pode comentar aqui sobre a escritora nova. Fico aguardando, ansiosa!
    Como estão as coisas aí no Sul?
    Beijo!

    ResponderExcluir