segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dicasinhas

Recebi um mail da Mercedes (obrigada Mel!) compartilhando algumas dicas simples que podem colaborar com a longevidade... acho que vocês já conhecem todos os toques, mas mesmo assim reproduzo abaixo. Achei cool, e recordar é viver! Obviamente, pra não perder o costume, eu abusada comento em vermelho!

1. Beber água mesmo sem ter sede - Água limpa o corpo, energiza, engana a fome, deixa a pele boa e o sistema urinário tinindo. Precisa de mais motivo???


2. Ir ao dentista regularmente - A boca é como um espelho a refletir a saúde do organismo. Daí a importância de permitir que um profissional a examine a cada seis meses. "Muitas doenças sistêmicas, como diabetes, alterações hormonais e lesões cancerígenas podem ser detectadas numa consulta de rotina", diz o periodontista Cesário Antonio Duarte, professor da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, o tratamento das cáries deixa o organismo protegido contra inúmeras doenças. "Cáries não tratadas podem se tornar a porta de entrada para micro-organismos, que poderão atingir órgãos nobres como coração, rins e pulmões", alerta o especialista. Sem contar que um sorrisão bonito resolve muita coisa. 

3. Ingerir mais nozes - Bateu aquela fome de fim de tarde? Experimente comer duas unidades de nozes todos os dias. Esse é um dos segredos dos adventistas da Califórnia. Cerca de 25% deles comem nozes cinco vezes por semana. E diminuíram pela metade o risco de problemas cardíacos. Mas vai devagar porque engorda bagarai.
 

4. Temperar com alho - "Ele melhora a saúde do coração, diminui os níveis de colesterol, a pressão arterial e potencializa as nossas defesas", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia. E espanta os vampiros, e os malas! Encheu o saco, bafo neles! 

5. Comprar alimentos regionais - Se puder privilegiar alimentos produzidos na sua região, sua saúde sairá ganhando. Isso porque os produtos da safra, que não recebem uma grande quantidade de conservantes, em geral, são muito mais ricos em nutrientes. Dica verde!!! Quanto mais perto a origem do produto, menos danos ao ecossistema!


6. Comer mais frutas - Aumentar o consumo de produtos de origem vegetal é uma das medidas mais significativas na prevenção de doenças crônicas. Sem contar que no Brasil tem tanta oferta que é um absurdo não se aproveitar disso!
 

7. Aprender a planejar - A tensão constante é extremamente prejudicial à saúde. "Ela 
afeta o funcionamento do sistema nervoso, hormonal e imunológico", alerta o psicólogo Armando Ribeiro das Neves Neto, professor da USP. Uma boa maneira de controlar essas reações é não deixar todos os compromissos para a última hora. "Acostume-se a anotar suas pendências em uma lista", diz o especialista em produtividade pessoal Christian Barbosa. Ou aprenda a usar três palavrinhas mágicas: que se dane.


8. Fracionar a dieta - Comer mais vezes ao dia e optar por porções menores é um jeito inteligente de manter o peso estável. "Os jejuns prolongados desencadeiam uma fome tão intensa que é fácil se exceder nas refeições", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Terapia Nutricional. E mais: comer várias vezes ao dia mantém o metabolismo acelerado.


9. Aproveitar o contato com a natureza - Sinta o cheiro da grama molhada, escute os pássaros, sente-se na sombra de uma árvore... porque é bom. É gostoso. É simples. E a felicidade está nas coisas mais simples.


10. Levantar peso - "Um dos principais benefícios é o aumento da densidade óssea, auxiliando na prevenção da osteoporose e na reversão da sarcopenia (diminuição no número de sarcômero, a unidade do músculo esquelético). Isso evita a incapacidade funcional, muito comum em idades avançadas", diz Ricardo Zanuto, fisiologista e professor de Educação Física das Faculdades Integradas de Santo André. E deixa a gente mais gostosa. 
 

11. Ser um voluntário -  Lembra daquele papo "É dando que se recebe"? Pois é. 
 

12. Celebrar a vida - Não espere algo de extraordinário acontecer, mas acostume-se a comemorar as pequenas vitórias. Essa é a receita de longevidade dos italianos que vivem na Sardenha, uma das Blue Zones. E todo motivo é motivo, não é mesmo? Pega a cerveja aí!
 

13. Cultivar a sua fé - "A religião empresta sentido às buscas e conquistas do ser humano, dá uma nova dimensão às vitórias e também às perdas. Além disso, orienta e ajuda as pessoas a tomar decisões difíceis", explica Jorge Claudio Ribeiro, professor de Teologia da PUC-SP.
 

14. Trocar o café pelo chá-verde - Claro que nada substitui café café CAFÉ. Mas se contente com uma xícara por dia. E se jogue nos chás.
 

15. Pegar leve com as carnes vermelhas - Embora sejam importantes fontes de ferro, são alimentos de difícil digestão e, portanto, retardam o funcionamento intestinal. Dica verde! Lembre-se que a criação de animais para consumo esgotam a natureza. Não precisa parar, mas diminua o consumo. O planeta agradece.
 

16. Praticar mais atividade aeróbica - Esse tipo de exercício tem impacto direto sobre os fatores de risco associados à hipertensão, ao diabetes e à obesidade. "A prática regular melhora a força e a flexibilidade, fortalece ossos e articulações, facilita a perda de peso e diminui o colesterol", afirma Zanuto. Corpo enferruja, gente. Move your body.

17. Encontrar a sua tribo - Faça um esforço para encontrar pessoas com quem possa compartilhar e trocar ideias. "Uma das atitudes mais importantes para garantir a longevidade é cercar-se de pessoas que vão lhe dar suporte e que conectam ou reconectam você com o sentido maior que você dá à sua vida", diz Dan Buettner. Ou seja, desliga esse computador e vai interagir menino!!!
 

18. Ser agradável - Facilita a convivência social e cria vínculos com pessoas que poderão apoiá-lo quando precisar. Dica meio interesseira essa... mas necessária pra vida em sociedade, né não?
 

19. Definir seus objetivos - É o que os moradores de Okinawa chamam de ikigai e os habitantes de Nicoya nomeiam de plano de vida. Seja como for, o fato é que eles têm muito bem definidas as suas razões de viver e investem nesses propósitos. E qualquer caminho serve pra quem não sabe pra onde vai...


20. Conhecer melhor a meditação - Ela une exercícios para o equilíbrio. A prática tem ainda um efeito importante na redução do estresse. Viu? Viu? Eu não minto pra vocês.


21. Dormir bem - Dê ao corpo a chance de se recompor totalmente. "Se você se deita, dorme logo e acorda bem disposto, pode dizer que tem um sono de qualidade", ensina o neurofisiologista Flavio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas (SP). Quem não tem, corre um risco muito maior de adoecer. "Aqueles que dormem pouco podem ter um aumento do colesterol e dos triglicérides", complementa Alóe. Que inveja dos que dormem fácil! Um dia eu chego lá!
 

22. Apostar nos integrais. E na soja. E no ômega 3. E nos iogurtes. E na laranja -  Que seu alimento seja remédio!
 

23. Pensar na sua vocação - Fazer o que gosta é uma forma eficiente de afastar o estresse. Além disso, é interessante que o seu tipo de trabalho seja capaz de fazê-lo sentir-se realizado. Por último, saiba que aquele que se empenha em uma carreira para a qual há um sentido profundo, além da manutenção da renda, se sente mais motivado a investir na atualização dos conhecimentos. E estudar, como já vimos, é um santo remédio para o cérebro. Sem contar que a gente fica mais tempo no trabalho do que em casa. Legal se você puder fazer algo que te faça bem.
 

24. Diminuir o tamanho do prato - A população de Okinawa descobriu um jeito de comer 30% menos: eles utilizam pratos de apenas 23 cm de diâmetro. Que idéia genial!
 

25. Ter atitudes positivas - "As emoções fazem parte daquilo que somos e, portanto, são capazes de provocar reações físicas muito claras. As positivas curam e determinam uma maior e melhor qualidade de vida", diz Armando Ribeiro das Neves Neto. Todo mundo brincando de Poliana.


26. Emagrecer a despensa - Isso é meio óbvio, né não? Se não tiver aquela bomba na despensa, você não corre o risco de atacá-la de madrugada!
 

27. Estudar sempre - Manter as atividades intelectuais é uma maneira de garantir anos extras de vida e muito mais saúde, principalmente nas idades avançadas. Cabeça vazia é oficina do diabo. E o nome do diabo é Alzheimer.
 

28. Ter um dia só para você - Porque você merece. Simples assim.
 

29. Apagar o cigarro - Quem tem menos 40 anos e fuma até 20 cigarros por dia tem quatro vezes mais chances de infartar. Agora, se o consumo for maior, o risco sobe 20 vezes. Sem contar que dificilmente alguem vai querer beijar um cinzeiro!
 

30. Ouvir a sua música - Ou várias! A vida é melhor com trilha sonora!
 

31. Respirar com consciência - Quando estiver precisando relaxar ou desacelerar seu ritmo, faça a respiração completa. Taí o yoga, milenar, que não me deixa mentir.
 

32. Curtir os animais - Porque eles são honestos. E fofos. E amam incondicionalmente. 


33. Controlar o álcool - A curto e médio prazos, o álcool pode engordar, acelerar o processo de envelhecimento e ainda aumentar a pressão arterial. A longo prazo, causa dependência e ainda compromete o funcionamento de todos os sistemas do corpo, com danos mais sérios para o fígado. Ou seja, festejem, mas não abusem.
 

34. Construir o próprio jardim -  Mexer na terra é mágico. Ver o jardim crescendo é incrível.
 

35. Desfrutar do sol - Sentir na pele o calor dos raios solares não é somente uma receita para adquirir disposição e ânimo. Com cerca de 15 minutos de exposição, oferecemos ao corpo algo que só o sol pode dar: a energia necessária para a síntese de vitamina D. "O composto é importantíssimo na fixação de cálcio no organismo, prevenindo a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico", afirma a endocrinologista Bárbara Carvalho Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais. Mas com parcimônia hein? A camada de ozônio já era há muito tempo e o sol pode tostar mais do que você pensa!
 

36. Perdoar mais - Esqueça mais vezes. Não carregue mágoas, elas pesam nos ombros.

37. Alongar o corpo todo - Os problemas mais frequentes do aparelho locomotor, e que estão relacionados ao envelhecimento, são a perda da mobilidade e a osteoporose. "O alongamento, enquanto um treinamento da flexibilidade, é um dos principais fatores de manutenção da autonomia funcional em idosos", garante o educador físico Estélio Dantas. Nada de ferrugem nas juntas!
 

38. Cochilar após o almoço - Na Península de Nicoya, na Costa Rica, a sesta é um costume institucionalizado. E, em muitas outras partes do mundo, as pausas para um cochilo também são comuns. "Para quem dorme pouco, essa pode ser uma estratégia compensatória", diz o neurofisiologista Flavio Alóe. É como renovar as energias, antes de recomeçar a jornada. Que sonho hein? Eu tenho realizado... minha vida é puro luxo e glamour!!!

39. Esquecer do sal - A redução de seu consumo é imprescindível para prevenir e controlar a hipertensão que, por sua vez, oferecem as condições favoráveis para que inúmeros problemas de saúde progridam rapidamente, tais como a insuficiência renal e as complicações cardíacas.Ve - ne - no.
 

40. Praticar sexo com prazer - A atividade sexual ajuda a aliviar as tensões, já que, durante a relação, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias que melhoram o humor. O sexo ainda faz bem para a circulação. Por fim, vale como um excelente exercício e ajuda a reforçar vínculos de afeto. Aaaahhhhhh.... foi bom pra você?
 

41. Criar um tempo para a família - A união e o apoio mútuo entre cônjuges, pais e filhos precisam certo investimento de tempo e atenção. Família é base. Aconchego. Refúgio. Tudo nessa vida.

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, Dani.
    Genialmente simples.
    Uma que eu ouvi falar muito é consumir brotos quando estão germinando, para aproveitar o máximo potencial energético presente neles.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Basta a paciência pra fazer o broto germinar... mas realmente é super nutritivo!
    Beijo

    ResponderExcluir