quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Produtores de nada

Você já reparou na quantidade de lixo que você produz em um dia, em uma semana, em um mês?

Eu já. E fiquei abismada. E o que por um lado me parecia praticidade por outro lado demonstrou-se certamente um mau negócio...

Falo de alguns tipos de produtos... e outras cositas más. Tem embalagem dentro de embalagem. Garrafas tão pequenas que compramos duas para satisfazer uma boca (e dois zóio grande). E plástico, muito plástico.

Quantos absorventes higiênicos já utilizei na minha vida? Quantos chicletes - ah, essa bobagem açucarada, quantos já mastiguei e descartei? Quantas garrafinhas d´água... copinhos descartáveis com o cafezinho sagrado do meio da tarde...

Descartar é prático. Mas não é saudável.

Tenho repensado muitas escolhas na minha vida. E essas novas alternativas requerem um certo esforço de minha parte. Economicamente tem sido vantajoso... e ecologicamente tem sido mais inteligente.

E quando párei para olhar em volta, em como interfiro no mundo ao meu redor, foi inevitável fazer essas escolhas.

Sei que sou apenas uma, necas comparado à população mundial. Mas sou a diferença no meu universo particular.

Seja a mudança que você quer ver no mundo, já dizia um grande Mestre.

Um comentário:

  1. O pessoal ainda não se tocou que só temos um planeta e,se ele for pro beleléu, nós vamos junto de primeira classe.
    Quem dá valor ao conforto e a comodidade, esquece que isso tem um alto preço.
    Acho que ninguém aprendeu nada com a quele robozinho compactador de lixo com ares de Charles Chaplin.
    Fazer o quê?

    ResponderExcluir