sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A B C D E...

Definitivamente voltei à minha boa forma literária. Em dois dias atravessei 215 páginas...

Este "Os crimes ABC" é do meu acervo particular (sempre quis usar esta expressão!!!), datado de 1998... aff, tô véia. E não me lembrava da estória... obviamente não me marcou por demais.

Agora, ao relê-lo, bem, foi uma boa surpresa, gostei um tantão! A volta do capitão Hastings e Poirot pintando os cabelos... é, um pouco mais bem humorado!

Na página 20 (desta minha edição) a autora descreve um crime que Poirot gostaria de solucionar... um crime que será o centro de outro livro dela que eu sei (Cartas na mesa, se não me engano!). Curioso...

Well well, a estória é sobre uma série de crimes em que o nome das vítimas e dos lugares da ocorrência seguiam a ordem alfabética. As vítimas não tinham nenhuma ligação entre sí e  os crimes eram anunciados em cartas remetidas para Poirot, avisando qual cidade era a bola da vez. A polícia corre pra cá, corre pra lá, e necas. Todas as cartas terminam em assassinato... e no finalzim o criminoso, aparentemente acuado, se entrega.

Masssssss.... tchan tchan tchan tchan! A verdade não era bem esta! Poirot começa a se coçar e num instante descobre tudo o que realmente aconteceu. Começa a desenterrar um monte de detales que vamos lendo e não percebemos e no final dizemos "puxa, é verdade! Ele tem toda a razão". Engenhoso.

Pode ler que este está aprovado!

Os crimes ABC
Agatha Christie
Círculo do Livro, 1990
Nota: 9/ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário