sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Minha vingança será maligna!

Ufa!!!

Finalmente consegui ler a minha escolha para Janeiro. E pra quem estava com saudades, aí vai o magnífico:

Desafio Literário 2.011 - Janeiro! (eiro... eiro... eiro... - eco!)

Pois é cambada, literatura infanto-juvenil. Minha escolha foi Moby Dick, de Herman Melville. Bem fácil de ler apesar de todos aqueles termos tecnicos que só a marinha britânica consegue entender. But it´s ok, não atrapalha o andamento da leitura.

A estória é sobre o capitão Acab e sua sede de vingança! Ele quer pegar a tal da Moby Dick de qualquer jeito, depois que a cachalote gigante comeu a sua perna.

A baleia era bem conhecida dos marinheiros em geral. Um animal gigantesco, branco, inteligente e extremamente violento que nunca foi derrotado, deixando atrás de si vários navios estraçalhados e tripulantes mortos.

Todo mundo queria mesmo era pescar umas baleiazinhas, tirar o óleo e voltar pra casa ricos e felizes. Mas o capitão do Pequod não sossegou enquanto não deu a volta no mundo todim até ficar de frente à Moby Dick. Mesmo com o barco carregado de outras baleias que havia caçado, vai ele pro mar atrás da baleia branca assassina. E adivinha só o que acontece...

Todo mundo morre no final!!!!

Quer dizer, todo mundo menos o narrador, um dos marujos de primeira viagem que fazia parte da expedição.

Herman Melville não é nenhum gênio da literatura mundial. Esta é a sua obra prima - e sinceramente não conheço nenhum outro livro dele. A grande sacada aqui é que ele realmente trabalhou em navios pesqueiros e usou de seus conhecimentos para escrever as situações da forma mais realista possível. Daí a enxurrada de termos tecnicos.

Na época em que o romance foi lançado (1.851) o relato do protagonista Ismael causou um certo furor, combinando o realismo das descrições e os lances psicológicos tanto da tripulação quanto do capitão do navio - principalmente este último, atormentado pela perseguição à baleia que virou sua meta de vida.

Moby Dick
Herman Melville
Ed. Abril Cultural
188 páginas

6 comentários:

  1. Esse livro faz parte de uma coleção que tenho aqui, mas definitivamente baleias nunca foram um chamariz para mim em quaisquer sentidos que possam ser imaginados. Boa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É achoque também não me encantaria pelo livro. Mas, parabéns pela escolha e pela resenha.
    Até o próximo desafio.

    ResponderExcluir
  3. Eu, tambem, nao sou fa desta historia. Mar, baleia, muita agua pro meu gosto. Legal sua escolha.

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis ler Moby Dick, mas o tamanho do livro original foi um empecilho. Não sou muito fã de livros de barco, mar etc. mas por ser uma obra tão famosa isso sempre me deixou curiosa :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Então Lígia, tem edições menores! Quando estava procurando Moby Dick pra ler realmente alguns exemplares me assustaram... tipo 500 páginas... acabei encontrando uma edição de 188 páginas. Foi tranquiiiiilo. Mas ó, se vai ler só por ser clássico eu desaconselho viu? Leia as resenhas e seja feliz!!! : )
    Bjs e obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  6. Este livro é um clássico absoluto, do tipo que tem mais camadas do que a cebola citada pelo Shreck em seu primeiro desenho.
    Vou ver se consigo achá-lo.
    Valeu.

    ResponderExcluir