terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Panis et circensis

Bom, há um tempo atrás comentei sobre o azeite temperado que é a graça dos meus lanchinhos e saladas nowadays (aqui ó). Disse também que iria passar uma receitinha de pão muito fácil e bom pra comer com bastaaaaante azeite temperado.

Como promessa é dívida - e hoje fiz o pão e consegui tirar umas fotos para ilustrar a receita - abaixo passo as coordenadas. É muito fácil, mesmo:

Num bacião gigante eu dissolvi dois tabletes de fermento para pão em um copo de água morna (200 ml). Em seguida acrescentei 1/4 do copo de óleo de soja, 1 colher de sopa de açucar e 1/2 colher de chá de sal. Fica uma água suja meio nojenta mas já tem cheiro de pão - por causa do fermento.



Daí acrescentei 250 g de farinha de trigo integral e 250 g de farinha de trigo refinada. Se você fizer só com a farinha branca a massa fica mais leve. Mas eu gosto de "sustança", sabe?



Agora é sovar. Mexer muito pra dar liga. Quando juntou tudo num bololô de massa eu joguei na pedra da pia e descarreguei todo meu amor pelo pão. É uma terapia gentem.



Voltei a massa pro bacião gigante, cobri com uma toalha de mesa e deixei descansar por 1 hora. O bicho cresce que é um orgulho! Modelei dois pãezinhos e num deles acrescentei um pouco de alecrim; deixei descansar mais 20 minutinhos.

Daí foi pro forno pré-aquecido, assar em 220º. Demorou uns 40 minutos - mas eu não gosto da casca muito queimada, aí é do gosto de cada um, certo? Olha que beleza de pão:


E como eu já previa, sensacional com azeite temperado!


3 comentários:

  1. Já pensou? Um lanchinho das cinco, dia de chuva, ou um café da manhã, dia de sol, acompanhado por uns pãezinhos/pãezões artesanais assim? Dio mio! Manja qui te fa benne!

    ResponderExcluir
  2. Já passei por inúmeras emoções acessando este belo site, incluindo algumas que eu julgava perdidas.
    Mas a inveja ainda não havia aparecido...
    Sem dúvida, inveja é falta de capacidade.
    Valeu pela receita.

    ResponderExcluir
  3. São tantas emoções... já dizia o rei! ;)

    ResponderExcluir