segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sebosa?

Então, estou com problemas. Graves. Sérios. Absurdos.

Não consigo ler os contos do Desafio Literário desse mês!!!! Eu até peguei o livro. E tô com bastante tempo pra fazer isso. Mas não consigo me concentrar de jeito nenhum.

O que me leva a duas conclusões: o livro é chato e eu tô sem paciência.

Mas como eu fui atrás do dito cujo e este é o penúltimo passo do desafio, fiz um esforço hercúleo para ler pelo menos o conto que dá nome ao livro - Bola de Sebo.

E abusada que sou, registro aqui a resenha e finjo que cumprí a meta do DL desse mês!

Guy de Maupassant foi um francês muito do safado que morreu de sífilis aos 43 anos. Antes disso escreveu romances sempre usando de situações psicológicas e críticas sociais. A sua produção de contos é fantástica! Prolífica e de excelente qualidade literária. O cara nasceu pra contar estórias de cunho realístico.

Bola de Sebo é o apelido de uma prostituta muito conhecida na época em que se passa o conto. Daí que a França está sendo invadida pelos prussianos e um grupo de cidadãos decide ir para o porto de Havre. Nesse grupo tem gente da nobreza, do clero e pessoas mais simples, além da nossa heroína que aparentemente não se encaixa em nenhuma dessas classes.

A viagem demora mais do que o planejado e, como todo mundo é gente humana, a fome aperta. E ninguém lembrou de levar um sanduichezim. Quero dizer, ninguém exceto a Bola de Sebo, né? Obviamente a gordinha não sairia pra fazer uma viagem dessas sem uma pequena cesta de piquenique!

Essa é das minhas!

Bom, com alguma necessidade básica cutucando os instintos ninguém se apega aos bons costumes. Logo todo mundo esquece o preconceito e aceita as gentilezas da prostituta que acaba dividindo seu lanchinho generoso com toooooodooooos os integrantes do grupo.

E a viagem que se tornou tão longa requer uma parada estratégica para descanso, num hotel dominado por um general alemão. O oficial que não é bobo nem nada sacou que nossa heroína é uma mulher assim, despachada, e exige que ela se deite com ele. ("Se deite"... rsrsrs.... que expressão mais antiquada!).

Mas Bola de Sebo tem brios. E diz não obrigada. Claro que o cara fica puto (sem trocadilhos por favor) e impede todo mundo de ir embora.

Taí o circo armado.

A nobreza, o clero e a pobreza ficam tão indignados quanto a prostituta, e apoiam a sua decisão. Mas com o passar dos dias começam a deliberar se seria assim, um sacrifício tão grande... partindo do princípio de que essa é a "profissão" da moça, porque ficar fazendo doce e prendendo eles lá?

E todos se unem numa estratégia maligna para que a prostituta ceda aos caprichos do inimigo. E ela acaba cedendo.

Pronto, estão todos livres para continuar o caminho!

E depois do sacrifício pelo bem do grupo, vocês não tem ideia do que os verdadeiros prostitutos fazem! Acreditam que eles passam a ignorar a coitada da Bola de Sebo? Chegam ao ponto de deixá-la com fome durante o restante da viagem, uma vez que na afobação da situação ela se esqueceu de preparar o lanchinho básico. E desta vez todo mundo lembrou de levar algo pra comer... e nem tchuns pra ela.

Putada.

Bola de Sebo e outros contos
Guy de Maupassant
Editora Globo
269 páginas

8 comentários:

  1. Valeu pela dica, Dani.
    Desse autor eu só li o Contos Fantásticos, que achei bem estranho e divertido.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ahahahah, eu estou assim com a leitura do mês passado (pode?), ssrsrsrs, estou lendo acho que umas 10 pág. por dia, acho que consigo publicar logo, logo... o pior que não está chato, eu que ando com preguiça mesmo...

    Engraçado, esse que você leu, lembrou-me bastante o final de Batman, acho que o segundo filme, sei lá, mas é o do coringa... no caso dos 2 navios...

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Então Jacques, o Maupassant é um autor que sempre indico pra quem gosta de contos. Dificil achar alguma coisa ruim dele, viu?

    ResponderExcluir
  4. Ah... Batman? Eita que não me lembro disso... rs... sou obrigada a ir atrás pra ver quem eu ando plagiando!!! Rsrsrs...
    Valeu querida! Não se preocupe que logo a preguiça passa. (assim espero!!!)

    ResponderExcluir
  5. Agora vi de onde Chico Buarque tirou inspiração para compor sua "Geni e o Zepelim".

    Boa resenha, dona Dani.

    ResponderExcluir
  6. Vim aqui para escrever exatamente aquilo que alguém já escreveu acima: "Geni e o Zepelim"; eis aí a fonte de inspiração para a letra do Chico(meu pai assim dizia quando esta música surgiu), leitor de todo Maupassant que foi ele.

    ResponderExcluir
  7. Sim, sim, a Geni é a própria sebosa!

    ResponderExcluir
  8. Nó, quanta desumanidade...rs
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir