terça-feira, 8 de novembro de 2011

Politiquices

Mas aí eu inventei de ler um livro do Ismail Kadaré. Aquele que escreveu o livro que inspirou Abril Despedaçado. Assistiu? É bom. Triste, mas bom.

Eu vi e gostei. E tive a brilhante ideia de ir até a fonte. Borbolentando pelo Centro Cultural me deparei com esse título aqui ó:


A filha de Agamenon e O Sucessor. Dois em um. Melhor impossível. Mas aí... ai ai ai....

Você sabe onde fica a Albânia? Fica aqui ó:


Pertinho da Grécia, da Itália e de Kosovo, incrustrado na Península Balcânica. Foi lá que nasceu o autor. E ele cresceu durante a Segunda Guerra assistindo toda a desgraceira que se abateu por lá. Claro que tudo isso foi parar direto na obra.

Ou seja, história densa, política, pesaaaaaada. Difícil leitura. Nada apaixonante. Aff que sofrimento. Preciso confessar que quase larguei o livro pela metade umas duas vezes... mas sou brasileira e não desisto nunca! Fui até o final e não mudei de ideia. Não gostei.

Começa com A filha de Agamenon. Basicamente as reminiscências de um jornalista sobre o final do namoro com a filha de um dirigente comunista. O relacionamento deles poderia atrapalhar a carreira do pai, então eles dançaram. Segue em O Sucessor, quando o dirigente já está num momento mais importante e comete um suicídio. Ou é assassinado. Essa é a grande questão dessa segunda parte, bem mais interessante. E contando sobre essa dúvida o autor nos posiciona sobre as estratégias políticas, golpes de estado, intrigas e tiranices dos ditadores em geral.

Enfim, pra quem gosta de politicagem e fatos reais misturados com ficção, é prato cheio.

A filha de Agamenon/ O sucessor
Ismail Kadaré
Companhia das Letras
217 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário