segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Impressões de uma aula de literatura

Som, som! Novos Baianos - "Preta Pretinha"
http://www.youtube.com/watch?v=2eomEoNO4qc

E se, como Gregor Samsa, acordássemos outro? E o estranho fosse comum, e o comum fosse estranho? Taí o poder de Kafka, e tantos outros.

Literatura é um vício; acabo convivendo com personagens e chamando-os pelo nome, porque eles partilham um pedaço do caminho comigo. Me fazem questionar e pensar. Muito me iluminam, tantos outros me desiludem. Mas todos me transformam.

Como ser indiferente depois de afundar no existencialismo de um estrangeiro... ou após descobrir que "os sinos dobram por tí"... ou ainda em frente a um texto genial e recém descoberto.

Entendo o porquê da fascinação dos textos "lugar-comum". A confirmação dos clichês requer um mínimo de esforço do cérebro, alem de manter vivo um mundo de fantasia em que queremos viver. É mister dizer que lemos - sinal de que somos intelectuais.O que lemos não vem ao caso... hehehehehe....

Gosto de adolescer com algumas bobagens. As vezes é bom abstrair desse mundo. Mas nada se compara a um texto de Kundera - o esforço é grande, mas vale cada neurônio investido.

2 comentários:

  1. Viu só que poderosa??
    Agora é só colocar o selinho no blog e indicar
    10 blog merecedores ok!
    beijo
    saudades de ti.

    ResponderExcluir
  2. Olá Danii, tudo bem ? Peço desculpas pela demora em vir te visitar, mas eu andava sem tempo. Hoje como não vou ao jornal posso cumprir este atrasado. Fico sarisfeito por ter feito isso, já que conheci este blog maravilhoso. Voltarei sempre. ^^

    Um beiijo !

    ResponderExcluir