segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Contos Extraordinários

Som, som! Michael Jackson - "Thriller"
http://www.youtube.com/watch?v=uy8kIXA4STs

Poe sabia exatamente onde ele iria terminar. E isso fica tão óbvio quando termino de ler "A queda da casa de Usher"...
As primeiras frases do conto já vão me conduzindo ao final fantasmagórico. A rachadura, aquela marca que passou despercebida num primeiro momento salta a vista quando o clima de tensão atinge seu clímax.
Mesmo sabendo que Poe escreveu este conto baseado em tecnicas super racionais para que o leitor seja tomado de terror, eu sinto medo! Estudo, estudo, estudo, e mesmo assim não estou vacinada contra os efeitos da escrita dos graaaaaaaaaaaaaaaaaaaandes autores.
Ele não economizou palavras para dar forma ao aspecto melancólico da casa e de seus habitantes: eu consigo ver o espectro em volta da casa narrado por um de seus protagonistas - um pobre expectador de Roderick Usher, dono e personagem que se confunde com a casa. A casa são suas lembranças, atulhadas de tristeza, melancolia e morte.
A relação de Usher com sua irmã gêmea era algo duvidoso.... em vários momentos Poe cita que os irmãos tem uma "ligação especial" (ou algo assim, não me lembro muito bem das palavras exatas).
Roderick chama o amigo narrador para acompanhá-lo nos momentos finais de sua doença; em seguida descobrimos que a irmã gêmea de Usher tambem está doente. Ela tem um ataque de catalepsia e "parece" morrer, é enterrada viva pelo irmão. A doença dele piora - o que corrobora a hipótese de uma ligação incestuosa entre os dois...
A ultima parte do conto é tudo nessa vida: enquanto nosso heróico narrador tenta distrair o amigo em sua hora derradeira, a irmã dele consegue fugir de seu sarcófago e voltar para buscar seu irmão... e então Usher desaparece no pântano...



Si - nis - tro.

2 comentários:

  1. Realmente Dani Poe era o cara!
    Acredito que você já tenha lido a "Filosofia da Composição" , se não, é uma boa pedida para você entender ainda mais Poe.
    Quanto ao incesto sugerido no conto - a tal ligação", não é coisa da sua cabeça não, ela está posta lá de várias maneiras como você mesma percebeu, outro fato é que naquele momento era comum que os casamentos acontecessem dentro da família, para que a fortuna permanecesse em família, portanto é possível que tenha havido mesmo " a tal ligação".
    Outro fato interessante é que Poe escrevia os conto do final para o começo.
    Vou tentar explicar: como ele já sabia onde queria chegar, e o efeito que gostaria de obter, Poe escolhia palavras que o ajudassem com esse efeito ( medo, meloncolia, etc), é o que ele chama de unidade de efeito.
    Um outro aspecto também muito interessante é que a casa refletia o estado de espírito de seus donos, então pode-se ler tambem que USHER seria uma dinastia.
    Agora vou um pouco mais além,em inglês temos "The Fall of the House of Usher " fall pode ser queda e outono, house é traduzido muitas vezes como solar = casa de veraneio afastada da cidade e por fim temos US - Her ...
    Agora fica por sua conta ou um novo post rsrsr
    parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Sou muito sua fã!!!
    Tks por complementar meu post!
    Beijocas

    ResponderExcluir