terça-feira, 27 de setembro de 2011

From hell

Mas o que é essa Ilana, hein, hein, hein????

Depois de anos de separação volta a encher o saco do ex-marido... ela já estava casada, com uma filhinha pequena e um marido chato mas correto, numa vidinha chata mas agradável... e pronto, vai lá procurar sarna pra se coçar.

Mulheres...

A desculpa é que ela precisa de ajuda com o filho, Boaz, de seu casamento com Alex - que agora é rico e mundialmente conhecido por suas pesquisas e filosofias. Mas o pedido de socorro logo se transforma numa correspondência constante de mea culpas e recriminações, cada carta mudando algo na atual realidade dos personagens, buscando um entendimento, uma redenção que poderia trazer algum significado ao relacionamento findo de forma tão destrutiva.

E de tanto procurar, ela acha. Claro. Porque o marido atual é chato mas não é besta. Porque o filho é rebelde mas inteligente. Porque ela é insegura bagarai e o ex, carente ao quadrado.

O livro é deveras interessante! O formato da estória, contada através da correspondência entre os envolvidos (Ilana, Alec, Boaz, marido atual, advogado) não é uma super novidade, mas ficou perfeito aqui. Outro detalhe muito importante: a caracterização psicológica dos personagens é feita através da linguagem utilizada nas cartas. As vezes com erros crassos, as vezes prolixas, as vezes sarcásticas, ora apaixonadas... ou seja, no primeiro parágrafo você já sabe de quem é a voz naquele capítulo. O autor foi realmente muito feliz nesse quesito.

É denso, trágico, mas não é cansativo. A cada nova carta da maluca da Ilana eu ficava mais amarradona, querendo saber de que forma seria respondida. Porque ela é louca, minha gente! Uma mulher trágica, depressiva, insegura e apaixonada. Ou seja, super interessante.

A caixa preta
Amós Oz
Companhia de bolso
257 páginas

2 comentários:

  1. Eu também amei a Ilana, porque será tràgica, mentirosa, manipuladora... mais pelo menos é genuina e vive a vida com loucura e paixão! Rsrs!
    Acabo de subir nossos comentários no blog!!
    Obrigada por participar!!
    Eu virei fã de AMOS OZ!
    Bjs, Gaby

    ResponderExcluir
  2. Eu amei Ilana...porque será egoista, manipuladora, mentirosa, mas vive a vida com paixão e loucura!! Rsrs
    Acabo de subir nossos comentários no blog!
    Eu virei fã de AMOS OZ!
    Um abraço e obrigada por ler com a gente!!
    Gaby =)

    ResponderExcluir