Estou eu aqui de novo, resenhando. Nada como uma boa biblioteca pública para reavivar a fome das letras....
Well, o desafio deste mês era desbravar um texto de origem portuguesa. Minha 1a opção era Caim mas este estava indisponível. Não lamento, pois Eça de Queiroz compensou magistralmente a falta do Saramago.
Acredita que euzita, formada e pós graduada (inclusive em literatura, pasme) nunca tinha lido Eça de Queiroz? Pois é, nunquinha. Shame on me. Mas antes tarde do que mais tarde e fui ler O primo Basílio com a mente bem aberta.
Dizem que é uma grande obra realista. Hum, sei não, achei traços extremamente românticos. Até me agradou por demais - e eu idolatro o romantismo, não se esqueçam. A linguagem é mega rebuscada, português classicão dos difíceis de se entender. E o enredo cabe na novela da seis. Vê só: mocinha linda e mimosa casada com moço respeitável acaba cometendo adultério com um namoradinho antigo, o tal do primo Basílio, durante uma viagem do maridinho respeitável. Simples assim.
Mas a mimosa sooooooofre. A criada azeda consegue roubar umas correspondências dos amantes e fica chantageando a fofa, que sofre, sofre, sooooofre. Burra bagarai. O primo malandrinho sai fora e ela fica sofrendo, sofrendo, sofreeeeeendo.
Diz aí se não é enredo de novela das seis...
Daí pra frente é só ladeira abaixo: a fofa definha e a empregada vai se dando bem. Quando você cansa de tanto nhenhenhém a mimosa toma uma atitude, mas aí já é tarde: ela morre dos nervos. Pura utopia autoral!!!
Eu hein.
Mas eu gostei do livro. Os elementos realistas estão nos personagens, cada um representando uma faceta comum da sociedade da época e as relações estabelecidas pela aparência são escancarados em cada parágrafo. Tudo em nome da vaidade.
É o tipo de estória que te envolve né? Acabei sofrendo junto da mimosa, sabe como é. E livro bom é livro assim, que te leva junto.
Livro realmente muito bom!! Ja li várias vezes!!!
ResponderExcluirQuando li sua resenha me envergonhei da minha, ficou ótima.... ótima leitura a nossa!!!!
ResponderExcluirResenha pra lá de divertida, essa! Amei. Quanto ao livro, ainda não o li. A minissérie da Globo é a única coisa que me reporta ao obra. o.O
ResponderExcluirBeijocas
Interessante a sua resenha, adoro o seu modo de escrever, muito bem-humorado...
ResponderExcluirNunca li nada do Eça de Queiroz, mas imagino que vou ter que ler para o vestibular.
O Primo Basílio até que me interessou :)
Esse e' meu livro reserva, mas nao consegui ler ... uma pena .... mas vou ler ... excelente resenha, beijos
ResponderExcluir