quarta-feira, 14 de abril de 2010

Repertoreando

Gents,
ontem estive no MASP numa palestra da Palas Athena que faz parte do 79º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz, em parceria com a Unesco.

O tema da palestra foi "Mitos, ritos e símbolos em busca de significado - alicerçando a paz", e o palestrante foi Robert Walter*.


A idéia central desta palestra é que os mitos que conhecemos já não cabem mais em nossas realidades, e que estamos "carentes" de respostas. E esse fenecer das imagens mitogênicas tem gerado uma discórdia cultural que contribui para um mal estar generalizado. Como agir de forma que esses abismos culturais sejam respeitados?

Pelo tempo é claro que não houve um aprofundamento maior na questão, mas foi uma oportunidade de conhecer um pouco da Associação Palas Athena e tomar contato com a proposta deles, de abrir horizontes de forma ética e definitiva.

Pra quem se interessou a próxima palestra do ciclo será dia 11/05, também no MASP, as 19h - é bom chegar cedo porque a procura é graaaaande. O tema será "Gandhi e o despertar para a não violência", a cargo da Dra. Savita Singh. Ah, é de grátis viu?

Também é possível baixar as palestras anteriores no site da Palas Athena (link no início do post).
Viu? Dani também é cultura!

*ROBERT WALTER - Atualmente diretor executivo da Joseph Campbell Foundation, onde iniciou seu trabalho com mitos junto ao próprio Campbell, em 1979, quando ainda era produtor, diretor e escritor teatral na Broadway, e produtor da Royal Shakespeare Company. Seu trabalho com interpretações mitológicas oferece a oportunidade de compreender com clareza os anseios e medos de nossa sociedade contemporânea.

Meus agradecimentos especiais à Nilce Barretto, que gentilmente cedeu a foto que ilustra este post.

Um comentário:

  1. Bahhh essa vai ser uma baita palestra, pq realmente o mundo contemporaneo ta louco!!

    ResponderExcluir