quinta-feira, 24 de maio de 2012

A primeira vez


Sim, é lindo. E não, não precisa chegar a tanto.

Daí você chega na sala de prática para a sua primeira aula de yoga. Fica alí no fundo, meio sem jeito, assistindo as outras pessoas fazendo movimentos fortes, lindos e, pra você, impossíveis. E a aula ainda nem começou...

O meu melhor conselho neste momento é: não se prepare. Vá de mente aberta e sem julgamentos. Não espere malabarismos, músicas devocionais, incensos exóticos. Mas se rolar isso tudo, não se espante. Tente relaxar e curtir, seguindo a sua respiração, obedecendo o seu corpo.

Saiba que aquela pessoa que está ao seu lado pratica segundo os princípios dela, as vontades dela, a respiração dela. E não tem nada a ver com os seus princípios, sua vontade, seu ritmo. Logo ela não serve de exemplo para você. Esqueça as pessoas à sua volta.

O que nos leva ao ponto principal: preste atenção somente em você. Não se preocupe se o pé não chega aonde o instrutor disse que poderia chegar... apenas observe as sensações enquanto se movimenta. E o que te parece aquele instante entre a expiração e a próxima inspiração? Tem uma voz berrando no seu ouvido, lembrando que é preciso comprar leite ou que ao chegar em casa não vai dar tempo de terminar um relatório?

A mente não curte ficar parada. E se você dá total atenção à ela perde grande parte da sua presença. E o tempo passa mais rápido, e chega-se ao final do dia com aquela sensação de que não se realizou nada.

Esses dias ouvi de uma aluna: "mexi partes do meu corpo que eu nem sabia que se mexiam!". Achei a coisa mais linda do mundo... quer prova mais real de atenção plena?

Toda prática de yoga tem por objetivo aquietar a mente. Alguns cansam o corpo pra isso. Outros cantam, fazem exercícios respiratórios, debatem conceitos... mas o foco é o mesmo: trazer a sua atenção ao presente, para que você aprenda a controlar seus pensamentos, e não o contrário.

Isso é meditação.

Ou você acha que só medita aquele cara esquisito, sentado em lótus, no alto do Himalaia? Meditar no Himalaia é fácil! Distração zero e nenhuma pressão. Quero ver é meditar no intervalo da novela!

Nenhum comentário:

Postar um comentário