quinta-feira, 19 de abril de 2012

Por que meditar?

Numa conversa de boteco eu ouvi a seguinte questão:

- Dani, estou muito feliz com a minha vida. Então, por que eu deveria meditar?

Sentar-se em silêncio, com a coluna ereta, é uma necessidade. Não saberia explicar exatamente quando ela aparece na vida de cada um. Não sei nem mesmo se é uma vontade que desperta em todo mundo. Mas se alguma vez você já se fez esse questionamento, bom, por algum motivo essa pulga se alojou na sua orelha. E vale uma investigação, não?

O que eu sei e afirmo aqui com todas as letras é que um pouco de silêncio faz bem pra todo mundo. Num tempo em que todos os seus sentidos são extremanente estimulados, ou seja, toda a sua atenção vai pra fora o tempo todo, luxo mesmo é se desconectar. Ir pra dentro, saca?


Mas o que é "ir pra dentro"?

É focar a atenção em você mesmo. Escutar a própria respiração. Perceber a onda de pensamentos. E com a prática, vai-se além. Começa-se a entender o que faz bem e o que perturba, e a partir daí, pode-se então fazer escolhas baseadas nas próprias percepções - inclusive manipular os próprios pensamentos.

O olhar muda. Nada de curtir o som do momento, vestir a roupa da moda, ver o filme que está em cartaz, andar com o rebanho. E mesmo tirando isso tudo, estar satisfeito - não feliz, entenda bem isso. Ninguém é feliz o tempo todo. E não há nada de errado nisso.

A grosso modo, ao meditar aprende-se a sair do piloto automático e parar de fazer as coisas só por que é preciso.

Enfim, se essa resposta ainda não tocar o coração, dou à vocês a mesma resposta que dei ao meu amigo, naquela mesa de boteco:

- E por que não?

2 comentários:

  1. muito bom o texto. só quem sabe o que é meditar sabe o bem que faz, pra si e pro resto em volta...

    ResponderExcluir