sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mares tranquilos não fazem bons marinheiros

Hoje a palavra do meu dia foi entrega.

Sabe, tem dias em que tudo é mais difícil. O humor não ajuda, o corpo incomoda, os julgamentos estão afiados, auto estima no pé, a cabeça a mil. Os problemas de sempre crescem absurdamente e tem-se a sensação de que nunca serão transpostos.

Dias assim em que nada ajuda. A roupa não combina, a cafeteira não funciona, a água não esquenta, a existência alheia irrita.

Gente, a vida não é bolinho, e as vezes é assim, vocês sabem bem! Todo mundo já teve um dia de Michael Douglas... e a gente sabe que esse filme não termina muito bem... Então pra que surtar? Brigar, perder o centro, esquecer o rumo?

Por que não aproveitar tudo o que é praticado exaustivamente sobre o mat? O yoga acontece a cada respiração, e se você prestar atenção vai perceber que todos os asanas tem um sentido maior, muito além dos limites do entendimento de cada um.

E é ali, quando estou numa postura não necessariamente complicada mas que não me é agradável, bem, é exatamente disso que estou falando. Quando paro de me desafiar, de me testar, e simplesmente me entrego ao movimento da respiração, à minha própria limitação, e relaxo as tensões, finalmente posso entender o que tornava a postura tão incômoda. E a impermanência finalmente alcança seu real significado.

Entregue-se. Esse momento ruim vai passar. É chato, dá vontade de correr para o colo quente e cheiroso da mãe, mas vai passar. Relaxe suas fibras, respire fundo, entregue-se. Provavelmente é uma situação que vai te fortalecer de alguma forma. Ou quem sabe amolecer um coração que endureceu levando golpes da vida... mas você só vai conseguir enxergar essas nuances se estiver consciente do seu momento. E tranquilo, sabendo que tudo vai passar.

E qual foi a palavra do seu dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário