sábado, 31 de março de 2012

A leitora

Eu ando tão prolífica nas leituras que nem me aguento! Segura aê mais uma fan - tás - ti - ca resenha:

Os moradores de uma pacata (eu sempre quis usar esta palavra!) cidade do interior da Inglaterra leêm a seguinte notícia no jornal local: "Convite para um homicídio. Os amigos serão aguardados em Little Paddocks, as 18h30".

Claro que todo mundo corre para Little Paddocks no horário citado. Até mesmo a dona da casa, ao ler a notícia, já foi se preparando para uma pequena recepção. Acreditando piamente que rolaria uma grande brincadeira (de mau gosto). E, as 18h30, as luzes se apagam, um estranho entra em cena ofuscando a todos com uma lanterna, dois tiros são disparados e o estranho, na fuga, tropeça e a arma dispara novamente, nele mesmo.

Promessa é dívida, né? Tá lá o homicídio anunciado. Todos os presentes acreditam que o cara posteriormente identificado como um golpista tinha armado o esquema para assassinar a dona da casa, que não cedeu à sua prévia chantagem. E acidentalmente se matou. Ou se suicidou. Fim de caso.

Oooooou será que não????

Os investigadores não ficaram muito convencidos disso... e Miss Marple aparece por lá, bem na hora, pra confirmar as suspeitas. O assassino é outro, não se enganem, mais gente vai morrer!

De quebra somos agraciados por um parágrafo como esse:

(...) Chama-se... deixe-me ver... Jane qualquer coisa... Murple... não, Marple. Jane Marple.
- Que o Senhor seja louvado! - exclamou Sir Henry - Será possível? Mas é a minha velhinha particular, rainha de todas as velhinhas geniais desse mundo! É a supervelhinha! (p. 84)

E morre mais gente mesmo, enquanto se desenrolam mil intrigas. É herança inesperada que vem de um ex-sócio. É primo distante que aparece do nada. É uma empregada sobrevivente de guerra que faz o maior escarcéu por nada. É gente fingindo que é viúva. É uma porta falsa que volta à ativa. Ou seja, mil detales importantíssimos que vai amarrando a leitura.

Aqui é Dona Agatha super em forma. História dinâmica, surpreendente e gostosa de ler. Foi um dos primeiros livros dela que lí - um dos primeiros da minha coleção particular, datado de Janeiro de 1996. Daqueles marcantes, sabe? Depois de tanto tempo me lembrava perfeitamente de tudo.

Pra ler sem medo de ser feliz.

Convite para um homicídio
Agatha Christie
Ed. Nova Fronteira
269 páginas
Nota: 9/ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário