sexta-feira, 23 de março de 2012

No palco

Dona Agatha, mulher prendada que só, apavorava também em outras vertentes. Este último livro lido, Testemunha de Acusação, é a transcrição de 4 peças para teatro. Hum... na verdade, 2 peças e 2 adaptações.

Coisa de leitura rápida, como nos contos. Os acontecimentos são apresentados rapidamente, seguido das soluções. Sem muita neura.

O primeiro, que dá nome ao livro, é o melhor. Um homem é acusado de assassinar uma senhorinha fofa, e o veredito depende exclusivamente do depoimento de sua mulher, uma personagem bem enigmática. A estória se passa toda entre o escritório dos advogados de defesa e o tribunal. Muito intenso, rápido e surpreendente. Curtí.

Hora H é uma adaptação de Hora Zero, livro que já passou pelo crivo resenhístico desta que vos escreve (resenha aqui). A autora passou um facão em vários detalhes, mas não perdeu em nada. Continua muito bom.

Veredicto é uma bobagem sem fim. Homem tonto e super apaixonado pela mulher inválida, que acaba sendo assassinada. Ele é um professor muito conceituado que foi expulso da terra natal por abrigar alguns refugiados. Agora vive de favor na Inglaterra, dando aulas particulares. Mora com a esposa, a prima da esposa que ajuda a organizar a casa e uma empregada aproveitadora. Mas como o cara é muito imbecil me irritou um pouco. Uma peça muito inocente e romântica, acho que deveria funcionar na Inglaterra vitoriana...

Agora, esse último me deixou ressabiada... Retorno ao assassinato conta a estória de Carla Crale. Aquela que vai atrás de Poirot para que ele investigue o crime cometido pela sua mãe, Carolina Crale. Olha só, tenho certeza de que já lí este livro para o Desafio Agatha. E também já ví essa estória num filme. Mas cansei de caçar a resenha aqui e não acho! Será que lí e não resenhei??? Ai Jesuissss....

Bom, se não resenhei antes, vai agora: Amyas tem a cara de pau de levar a amante, Elsa Green, para passar um final de semana junto com sua família na casa de campo. E acaba assassinado - o que eu achei muito bem feito (AHAHAHAHAHA - risada maquiavélica). Daí sua mulher, Carolina, é acusada, e aceita tudo passivamente. É condenada e alguns anos depois morre na prisão.

Ao completar 18 anos, Carla Crale recebe uma carta póstuma de sua mãe, em que esta afirma que é inocente. Daí a menina não sossega enquanto não descobre o que realmente aconteceu naquele final de semana. No livro original esta tarefa cabe à Poirot. Nesta adaptação quem a ajuda é Justin, filho do advogado que cuidou do caso na época. Muito bacana.

Nunca fui fã de ler peças de teatro. Acho um saco as marcações de palco - elas acabam com a maior graça de um livro: o trabalho de imaginação do leitor. Li este só por obrigação, mesmo. Mas pra quem gosta, é um prato cheio!

Testemunha de acusação e outras peças
Agatha Christie
Ed. Nova Fronteira
371 páginas
Nota: 6/ 10

Um comentário:

  1. Valeu a dica, Dani, conseguiste aguçar minha curiosidade.
    Quero te deixar uma dica de (mai uma) rede social, Dani, o filmow.com, onde podes comentar sobre os filmes que gosta e que detestas.
    Dá para se inscrever aproveitando o cadastro do Facebook (de onde adicionei a Joicy Doida).
    Boa noite e até mais, Dani.

    ResponderExcluir