terça-feira, 20 de outubro de 2009

Morro dos ventos uivantes

Som, Som! The Airborne Toxic Event - "Sometime around midnight"
http://www.youtube.com/watch?v=E2YnDlEMXiU&feature=PlayList&p=A3D6AB6DE15678DA&index=0&playnext=1

Sou uma leitora assídua das obras do período romântico. A meu ver a maior estória de todos os tempos é Romeu e Julieta, obviamente porque todo mundo morre, literalmente, de amor.

Estive nos últimos quinze dias curtindo um momento Bronte - Lí Emily e daqui a pouco começo a Charlotte.
Wuthering Heights é uma beleza. Um sofrimento só.
Earnshaws e Lintons se confundem o tempo inteiro. Catherine é Earnshaw, aí se casa e se torna Catherine Linton. Sua filha é Catherine Linton, se casa com Linton (!!!) e torna-se Catherine Earnshaw.
Catherine mãe enquanto Earnshaw era feliz... Catherine filha era feliz enquanto Linton.
Confuso?
Heathcliff é apenas Heathcliff, nenhum sobrenome o acompanha, não há estória - nem prévia nem posterior a ele...
Ele é um elemento que atua sobre as duas famílias, desde o princípio. Há momentos felizes, claro, mas o cerne da sua passagem é o sentimento de vingança ocasionado pelo rancor e inveja de não ser Earnshaw, e pior, por ser preterido por um Linton.
A força que poderia ter parado todo esse ódio é Catherine, mas ela também era "muito" humana. Morre por suas escolhas, e o que sobra são personagens tentando sobreviver ao orgulho ferido. E a forma que Heathcliff encontrou de compensar o desprezo recebido foi dominar toda a propriedade, as terras e os filhos, das duas famílias. Péssima idéia, pois a geração posterior o lembrava de Catherine, a razão de toda sua paixão... e ele sofre, sofre, sofre. E faz todo mundo sofrer junto.
Uma estória muito romântica, daquelas em que somente a morte liberta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário