quinta-feira, 2 de junho de 2011

Noticias populares inglês

Well well Guilherme Tell, o tema do Desafio Literário (é, eu voltei, voltei para ficar!) desse mês é peça teatral. E quem é o gênio do teatro? Quem? Queeeeeeem???

Shakespeare, of course.

Lá fui eu me debruçar sobre Macbeth... mas gente! Faltou pingar sangue das páginas! E não sei se a tradução que peguei era ruim, mas parecia que faltava vários pedaços na estória...

Macbeth está passeando, la la lá, e encontra 3 bruxas. As bruxas, sabe-se lá porque, começam a fazer previsões, e dizem que ele será o rei da Escócia. Aí ele vai pro castelo e conversando com a digníssima esposa dona lady Macbeth os dois inventam de matar o rei atual. E pronto, Macbeth é aclamado rei no lugar do fofo assassinado. Essa parte não ficou muito clara... mas deu a entender que o traidor já tinha toda uma estratégia traçada pra culminar na sua coroação.

Aí, voltando às previsões, as 3 bruxas também disseram que ele seria o rei, mas o amigo dele seria o progenitor de uma linhagem de reis. Macbeth (que não é tonto) mata o amigo, pra não ter concorrência. Porém o filho do cara consegue fugir, e se une aos filhos do "rei posto rei morto" e voltam todos pra se vingar.

Nesse meio tempo dona lady Macbeth fica maluquinha, e se mata. Quer dizer, isso tambem não está claro... mas pela escolha de palavras parece que foi isso que aconteceu.

E chegam os soldados e os filhos órfãos e acabam com o tal do Macbeth. Fim.

Não é uma estória digna do Noticias Populares (pra quem não conhece era um jornal que se você torcesse saía sangue)?

Apesar de achar o enredo meio besta tem algumas passagens que vale a citação. Tipo essa, que transcrevo abaixo:

Teria de morrer alguma vez
chegaria a ocasião para a notícia.
Amanhã, e amanhã, e outro amanhã
rasteja dia a dia em miúdo avanço
até a última sílaba da história;
e os nossos ontens alumiaram, todos,
a estrada que nos leva, a nós, ingênuos,
ao pó da morte. Apaga-te, oh apaga-te,
precária vela! A vida é tão somente
uma sombra que passa; um pobre ator,
que no palco empertiga-se e entedia-se
em sua hora e depois não mais é ouvido:
é uma história narrada por idiota
cheia de som e fúria que não querem
dizer nada. (p. 120)

É... gênio é gênio. Mesmo em enredo besta.

Macbeth
Shakespeare
Ed. Circulo do livro
154 páginas

3 comentários:

  1. Eu escolhi A Megera Domada de Shakespeare tambem, mas ainda nem comecei!!!! Vamos ver .... de qualquer forma sua leitura foi agradavel apesar de sangrenta mas faz parte .... Shakespeare cai sempre bem. Beijos

    ResponderExcluir
  2. hahahaha! adorei o tom da sua resenha, lembra minha versão favorita de macbeth ['estrnhas irmãs', de terry pratchett] que é uma paródia da história pelo ponto de vista das bruxas.

    minha escolha também oi shakespeare.

    ResponderExcluir
  3. hehehe...engraçado! Que bom que voltou, garotinha. Depois mande para o email os livros que você já leu, a título de confirmação, tá?

    Beijocas
    Vivi

    ResponderExcluir