segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Andropausa



Pronto, acabei.
I´ve done the deed, como disse quatrocentas e quinze vezes o protagonista do último livro do último mês do Desafio Literário 2.010!

Para Dezembro minha escolha era "Coração Andarilho", da Nélida Piñon, que tive o desprazer de não encontrar... aí tive que substituir, e descobri que no CCSP só tinha um livro com a palavra coração no título. Pois é, por pura falta de escolha lí "Coração tão branco", de Javier Marias.

Óbviamente não gostei. A vida é assim minha gente, o que começa cagado, termina cagado.

Mas vamos à resenha: Juan, nosso intrépido protagonista, é um intérprete espanhol que participa de grandes rolos da vida política mundial. E ele está em crise. Pergunto eu: tem coisa mais chata do que homem em crise? Homens em crise são irritantes. E esse livro é a descrição da crise de um homem chato.

Chato chato chato.

Na contra capa tem uma pequena apresentação do livro, como de praxe, dizendo que é um relato de situações familiares divertidas e por vezes patéticas. Patéticas, sim. Divertidas, tenho minhas dúvidas. E olha que eu sou uma pessoa suuuuper bem humorada!

Mentira, sou crítica mesmo.

O narrador e protagonista é tão insonso... e tem tantos personagens interessantes que aparecem do nada no meio da leitura!  O pai dele, por exemplo, viúvo de 3 esposas. Uma morta por acidente, a outra por suicídio, a terceira de morte morrida. E ele é genioso e tem um segredo incrível, que é a única coisa que segura o romance: o motivo do suícidio da segunda esposa.

Também é interessante o episódio de sua ex-namorada e atual amiga Berta, que sofreu um acidente e acabou um pouco manca, e é viciada em personnal ads, you know? Puteiro por correio.

Enfim, a estória até que é boa, mas foi contada pelo ângulo errado... Juan discorre sobre cenas da sua vida (chata) e traz muitas divagações sobre lembranças remotas (e chatas). Só alivia quando o foco não é ele.

Que pena, para o último título do ano merecia uma estória mega blaster...

Nota: 3/ 10

4 comentários:

  1. TIve q rir da sua resenha, muito engraçada. PEna que o livro seja tão ruim assim!!! Auahauhauhu
    XD

    ResponderExcluir
  2. Única coisa que consigo dizer: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    vou passar longe desse.

    ResponderExcluir
  3. Ai, que pena. Acho que o humor ficou todo na sua resenha, né?...rs Para a gente foi divertido pacas ler sua opinião. Sucesso para a próxima escolha, hein? ;D

    Beijocas

    ResponderExcluir