domingo, 7 de fevereiro de 2010

Desafio Literário - Fevereiro

Título: O ladrão de raios

Nuossa... fazia tempo que não lia algo sobre mitologia. E continua um assunto fascinante!
O menino é problemático e atormentado, então descobre que ele tem algumas particularidades especiais. E ele não é o Harry Potter (oi?), é Perseu Jackson!
O livro é bem fácil de ler - engoli neste final de semana. E bem gostoso, toda vez que largava o livro ficava imaginando em que buraco o menino iria se meter dessa vez. Arranjou briga com o Minotauro, a Medusa, com Ares, com a Equidina, enrolou o Caronte, seu melhor amigo era um sátiro atrapalhado.
Rola aquelas questões sentimentais do Harry Potter (oooi?), como o valor da amizade, sensação de rejeição, o amor-sacrifício da mãe. Só espero que o tom do livro permaneça alegre até o final da saga, ao contrário do bruxinho que a cada livro ficava mais soturno e melancólico.

Re - se - nha: o menino é disléxico e tem déficit de atenção, vive arranjando encrenca na escola e é expulso de todas elas. No meio das confusões que ele arranja acaba descobrindo que ele é um meio sangue, ou seja, filho de uma mortal com um deus do Olimpo. Então ele vai pra um lugar especial pra receber treinamento apropriado (e não é Hogwarts, ooooooooi?) e descobre que sua dislexia e o tal déficit de atenção nada mais é do que o seu corpinho preparado para o que se espera de um herói. E as coisas pioram quando ele descobre de quem ele é filho. Virge, aí complica!
Enfim, ele se ferra porque acaba sendo acusado de roubar o símbolo de Zeus, o tal do raio. Então ele parte numa viagem de recuperação desse objeto mágico, e no meio dessa busca ele vai entendendo o que nós sabemos dos mitos gregos: são arquétipos com todas as características de nós todos, raiva, orgulho, ciúmes. E como deuses, manipulam os pobres humanos a seu bel prazer.

Gostei bastante, vou ler as continuações. Ah! A adaptação para o cinema já está pra entrar em cartaz aqui em Sampa; muitos efeitos especiais à vista!

O ladrão de raios, de Ricky Riordan
2008 - 1a edição
Editora Intrínseca

19 comentários:

  1. Oi Dani,
    morro de vontade de ler esse livro, mas ainda não deu... quem sabe esse mês, né?
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Está na minha lista tb, parece que tem bastante semelhança com a saga Harry Potter, né?

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro!!!! Boa resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Haaa não gosto de comparar Harry Potter.. apesar de achar que o Percy vai ser muito massa...
    To louca pra ler...
    Ta na lista uhu

    ResponderExcluir
  5. OIE!
    Já ouvi falar muito dessa serie , ainda não tive oportunidade de ler mas, parece muito bom.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro. Boa resenha, obrigada!

    ResponderExcluir
  7. cHEGANDO E JÁ COMENTANTO!

    QUERO MUITO LER O LIVRO E VER ESSE FILME *-*
    ADORO MITOLOGIA GREGA!

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonada por Percy Jackson. Desde o ano passado, já li os 5 volumes! Adorei a resenha, estou ansiosíssima por amanhã!
    :*

    ResponderExcluir
  9. Eu falei com o Percy essa semana, ele tava entocado aqui perto de uma árvore centenária, e adivinha quem chamou ele de mano??? (oii??) - só pra imitar a Dani.-

    o cara chegou voando dando derrapadas e os cambau, girou um 360º muito loko no reverbe do vento. Harry Potter. Em pessoa, óculos e melancolia. putz véi. Achei duka. Mó brasa móra?? (hein?). O problema que o Puttor, aliás, Pottter achou que fosse a Hermione sendo lasciva com alguma topeira. (uhhh??!!) Brincadeira. Na verdade ele confundiu com um primo dele que roubou um pára-raio de Zeus. vixi bródi, agora o negócio esquenta rapai. Mas conversaram, eu tentei alimentar a possibilidade do Puttor ficar por aqui e beber uma caipora de vodka, mas ele disse que só podia fazer isso com o... (omitido a pedido das partes).

    Mas enfim Dani adorei passar por aqui depois de tempos sem ler nada do teu blog. desculpe. nao há desculpas para nao se ler os amigos. Beijo e te cuida. Tu e a Monica nao iam no Sarau Sp????

    ResponderExcluir
  10. A propósito nao tenho nada contra Percy ou Harry ok? Gosto das séries e quero ver o primeiro filme. Adoro mitologia, "bruxinhas" reais, o deguste de um bom vinho, um bom livro, e um bom livro não-literário de vez em quando.

    Até Dani!

    ResponderExcluir
  11. Já contabilizei três resenhas deste livro, pois a minha também foi sobre este maravilhoso volume 1 de Rick Riordan! Já li o segundo também de tão apaixonada que fiquei pela história e estou mega ansiosa também para ver o filme!
    Bjs, querida!

    ResponderExcluir
  12. Nossa ja ouvi falar tantas vezes bem desse livro que vou ter de ler o meu urgente...rsrsr.....ótima resenha...parabéns...bjus elis!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Só por conta da mitologia me senti fisgada. È realmente um universo fascinante. Fevereiro tá bom de dicas. Até agora predominante positivas.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Mais um Perseu...eheheheh
    eu já tinha achado meio "Potteresco" quando li a primeira resenha, mas vá lá, tudo que envolve mitologia me encanta!
    Vou atrás pra ler!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. Não sou muito fã de mitologia, mas séries sempre me chamam a atenção. Quem sabe algum dia eu não leia, rsrs.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Mais uma que escolheu esse livro. Estou convencida: tenho que ler!

    ResponderExcluir
  17. Eu não li, mas fiz uma pesquisa e está entre o mais vendido do USA Today. Xic todo, rs. O livro tb está entre os + vendidos.

    Estou sorteando uns livros no blog. Depois passa lá...

    bjsss

    ResponderExcluir
  18. minha resenha do desafio foi a b atalha do labirinto (quarto livro da série). gostei muito dessa serie, e vai por mim, os outros livros sao melhores ainda.

    ResponderExcluir