Chico, que maravilha!
Ele me deixou o tempo todo nos pensamentos do Zsozé Kosta, este nome trajado inadequadamente... ele é humano demais.
Se afoga em vaidade, mas uma vaidade egoísta, só dele, um onanista. But respinga nos outros personagens. Sua mulher e filho ficam facilmente em segundo plano.
José Costa é um ghost-writer de escritores famosos (sacou?) e por um acaso acaba em Budapeste. E a língua o enfeitiça de tal maneira que a sua vida no Brasil passa a rescender ao etéreo. A vida só acontece em Budapeste, onde a língua deve ser domada.
Aí José vai a Zsozé. E ele é um pouco da gente que aaaaaaama as orações bem colocadas. (Chico jogou umas palavras no texto para me presentear. Quando topei com "acinte" na página 11 tive orgasmos cerebrais. A - C - I - N - T - E. Imagino que seja a mesma alegria provocada no personagem cada vez que ele ouvia uma de suas citações).
O final foi anunciado e mesmo assim lindo. Transcrevo:
"E a mulher amada, de quem eu já sorvera o leite, me deu de beber a água com que havia lavado a sua blusa"
Não sei se vou assistir a adaptação para o cinema. Gosto das cenas que imaginei, acho que vou ficar com elas.
Obrigada, Chico.
Li Budapeste há muitos anos, e lembro de ter gostado imensamente. Leitura difícil em partes ... teria que ler de novo pois parte do enredo já se apagou. Ficou só a memória de que foi uma excelente leitura mesmo.
ResponderExcluirNunca li nada do Chico, mas pretendo ler Leite Derramado em breve, porque eu tenho.
ResponderExcluirA história de Budapeste parece ser bem interessante, fiquei com vontade de ler.
Beijos
Nunca li nada dele, mas gostei da sua resenha. Beijos
ResponderExcluirBudapeste.
ResponderExcluirLemba que fiz meu trabalho em um módulo da pós com base nesse livro??? foi muito bom poder ler algo assim. Eu lembro que escolhi esse livro pelo enredo forte e inclusive por ter sido elogiado por Saramago.!!
beijo. te cuida
Olá, tudo bem? Chico é um cara que admiro, mas nunca prestei realmente atenção em seus escritos. Até agora. Sabe, esta sua resenha me despertou uma curiosidade, uma vontade de ler... e, como fã de Saramago, devo ler um livro por ele elogiado. Obrigado pelo comentário lá no blog!
ResponderExcluirUm beijo! ^^
Oi Dani!
ResponderExcluirQuando topei com "acinte" na página 11 tive orgasmos cerebrais...
Adorei sua resenha empolgada.
Bjs
Lendo você contar a sua experiência de leitura de forma tão bem humorada, dá vontade de desfrutar a leitura também. Obrigada!
ResponderExcluirBeijocas
NUnca me aventurei a ler esse livro, ja tinha ouvido fakar e tal, mas agora quem sabe???
ResponderExcluir