terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A dama do cachorrinho

Som, som! Wilson Simonal - "Nem vem que não tem"
http://www.youtube.com/watch?v=ssHV0eTCeTc

Não gosto de autores russos. Não sei se é porque não consigo entender seus nomes, ou se peguei birra do Doutor Jivago, não sei dizer. Sei que não gosto e ponto.
Mas tambem não gosto de coisas que terminam em "e ponto"... aí resolvi dar uma colher de chá... desde o desafio literário do mês de Janeiro eu tenho prestado um pouco mais de atenção nos títulos que encontramos em bancas... tem muita coisa boa lá! Me deparei com uma reunião de contos de Anton Tchekov, sendo "A dama do cachorrinho" o que dá nome ao livro.
Eu já tinha lido na revista Bravo que este é um dos 100 contos essenciais da literatura, isso até me inspirou, veja só. A outra inspiração foi o precinho módico do livro...
Comprei-o-o. E devorei-o-o. (Umas das coisas boas que andar de trem me trouxe foi a rápida deglutição de vários títulos, coisa que não fazia há um bom tempo).
São contos curtinhos, românticos, com um retrato bacana das famílias e relações sociais da época. "A morte do funcionário" é engraçadíssimo aos meus olhos, apesar de trágico no contexto histórico. "Anna no pescoço" uma ode ao feminismo - o meu preferido by the way.
Acho que vou me arriscar mais em territórios russos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário