terça-feira, 25 de outubro de 2011

Piscine Molitor Patel

É uma estória extraordinária!

Desde o início, quando Piscine explica a origem de seu nome e a necessidade do apelido para fugir do bullying (as pessoas pronunciavam "pissing" = urinando) você já saca que o escritor é um exímio contador de estórias.

Pi é filho de um administrador de um grande zoológico na India. Menino inteligente e espiritualizado, se encanta com o cristianismo, o islamismo e o hinduismo - coisa que ninguém na sua família entende, mas também não recriminam. Através desse múltiplo interesse o autor nos mostra como o menino é bom de retórica: numa feira de rua ele encontra os representantes das três grandes religiões. Cada um exige que Pi escolha a sua religião e abandone as outras, mas o garoto dá um nó em todos eles.

Todos os caminhos levam a Deus, então por que escolher?

Num momento de crise financeira os pais decidem levar a família para o Canadá. Vendem alguns animais no próprio país e embarcam com outros num cargueiro japonês, em busca de lugar em outros zoológicos na América.

Em algum momento ocorre um problema e o navio afunda. Pi é o único humano a se salvar. Mas não está sozinho: no bote salva vidas se abrigaram uma hiena e uma zebra (que quebrou a perna quando saltou dentro do bote). Alguns momentos depois do acidente Richard Parker, um tigre de bengala, nada até eles. E no dia seguinte aparece um orangotango boiando no meio do mar...

Então é isso: um menino de 16 anos, uma hiena, uma zebra machucada, um tigre e um orangotango vivendo num espaço minúsculo no meio do nada. Como se já não fosse difícil sobreviver ao naufrágio... como evitar ser atacado pelos animais?

Não vou contar a façanha pra não estragar a leitura - porque vale muito a pena, gente linda. Yann Martel ganhou alguns prêmios merecidos por este romance. É sensível, engraçado, inspirador. E é daquele tipo de leitura que te agarra, sabe? A gente só larga quando termina.



Life of Pi
Yann Martel
Canongate Books - em inglês
428 páginas

7 comentários:

  1. Um de meus melhores amigos 9amizade esta que cultivo desde os idos de colégio) se chama Paulo Pi; será que ele é ele é parente desse aí do livro?

    Di-li-ça-di-res-ze-ña, como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Com uma premissa tão bizarra assim, o livro só pode ser ótimo, Dani.
    E o autor só pode ser genial.
    Ou louco, o que é quase a mesma coisa.
    Abraços, Dani.

    ResponderExcluir
  3. onde vc consegue essas dicas?
    e, principalmente, onde vc consegue comprar esses livros em inglês sem ter que ficar esperando semanas chegar por encomenda?
    Valeu!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Louco e genial Jacques, vc pegou na veia. Estou bem motivada pra ler o "Virgil and Beatrice" do mesmo autor!
    Conto procês!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Mr. Carnovali! Essas dicas vem dos amigos! Cumpro meu carma repassando!
    E esse daí eu não comprei não, veio emprestado de uma das minhas alunas!
    Geralmente minhas leituras vem de sebos ou do Centro Cultural...
    Beijoca

    ResponderExcluir