terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alladin, Scherazade, Simbad...

Eu estava me debatendo com "Life of Pi", mas descobri que ler em inglês é um pouco mais demorado do que tinha pensado. Daí tive que largar o Pi e pegar o Naguib, senão eu iria estourar meu prazo do Desafio Literário de Outubro.

E pronto, missão dada é missão cumprida. Hoje mesmo volto ao Pi, mas antes deixo aqui pra vocês a super resenha do super tema de Outubro: prêmio Nobel de Literatura!

Di - li - ça. Quais são as chances de pegar um livro/ autor ruim? Eu aposto em zero porcento!

Eu queria um autor que eu nunca tivesse ouvido falar. Alguem que realmente pudesse me surpreender. Tipo um... egípcio!!! Tipo um egípcio que tivesse feito a proeza de continuar os contos da Scherazade!!! Tipo um egípcio que tivesse feito a proeza de continuar os contos da Scherazade e ainda por cima tivesse sido laureado com o Nobel de Literatura!!!

Super fácil. Naguib Mahfouz!

"Noites das mil e uma noites" é isso aê que já contei acima, a continuação das estórias de Scherazade. Os gênios continuam saindo das lâmpadas - mas desta vez é pra zonear com a vida do povo. Tem gênio que quer livrar o povo do governo corrupto incitando o assassinato dos representantes do povo, levando o executor do crime à morte. Tem gênio que é sarrista, quer mais é ver o circo pegar fogo. Tem gênio que tá pensando se deve ser legal ou não...

São poucos personagens, todos interligados pela ação dos gênios em suas vidas. Desde o cara mais simples, até o sheik, todos sofrem interferências em seus destinos.

O autor usou sua incrivel habilidade pra contar estórias e trouxe as mil e uma noites para os dias atuais: sua sociedade em ebulição, prestes à se rebelar contra os governantes corruptos retratada com matiz de contos de fadas...

Em tempo, Naguib Mahfouz recebeu o prêmio Nobel em 1.988 (o primeiro escritor de língua árabe a receber tal reconhecimento), e foi defensor declarado de Salman Rushdie. Merece respeito, hein.

Noites das mil e uma noites
Naguib Mahfouz
Ed. Companhia de Bolso
252 páginas

2 comentários: