terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fácil, rápido e indolor



Esse nem fez cócegas...

Dona Agatha cansou o cérebro. Pegou um monte de ideias que tinha rabiscado em sua chiquetérrima moleskine britânica com uma foto da rainha Elisabeth (a primeira, a virgem) na contracapa e, após alguns segundos, disse majestosamente:

"- Ah, que se dane."

Pôs um nome pomposo, mandou pra editora e pronto. Rápido, fácil e indolor!

Poirot está a fim de se aposentar. É um assunto meio recorrente, by the way. Como ele é assim, megalomaniaco, não dava só pra ir no Poupatempo e formalizar a aposentadoria. Sem graça assim não vale. O fofucho decide selecionar doze casos especiais, que tenham conexão cooooom: o Hércules mitológico, claro! (Tô acreditando que você, chuchuzíssimo leitor, sabe que o primeiro nome do Poirot é Hercule!!!)

Doze contos rápidos que depois que a autora explica a gente até enxerga alguma conexão com os doze trabalhos de Hércules... porque nós, fãs, temos boa vontade! O problema é que esse estilo Agatha de ser não se condensa em tão poucas páginas... não dá pra apresentar todos os itens que desvendariam a lógica e a obviedade dos crimes cometidos. E fica sem graça.

Realmente um livro dispensável... só insista se você estiver num desafio como este. Se não é o seu caso há livros muito melhores da autora. Bola pra frente.

Os trabalhos de Hércules
Agatha Christie
Ed. Nova Fronteira
235 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário