terça-feira, 16 de agosto de 2011

Visita importante!

Hoje recebi uma visita linda e importante:


Quanto tempo faz que você não vê uma joaninha?
O dia está cheio de surpresas maravilhosas!

6 comentários:

  1. Que susto, no começo achei que era uma barata...rss

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  2. Só pra complementar nosso divertido diálogo lá no Facebook, Dani, coleóptero vem do grego "coleos" = estojo e "pteros" = asa; os insetos desta ordem recebem esta denominação por causa do formato característico de suas asas.
    Etimologia é igual farofa pronta: vicia.
    Abraço, Dani.

    ResponderExcluir
  3. Barata Dé??? Rs... Deus nos livre desse bichinho nooooooojento, hein?
    É uma joaninha. Fofa.

    ResponderExcluir
  4. Puxa Jacques, obrigada! É realmente interessante. Só faço uma ressalva: etimologia é melhor que farofa. Vicia mas não tem gordurasssss!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Por isso que os coleópteros, besouros de um modo geral, têm 4 asas, ou dois pares de élitros, como queira; o par de asas que faz realmente voar fica por debaixo das outras duas asas mais cascudas, que servem para proteção das primeiras. Os coleópteros (já tive uma coleção deles quando tinha meus 15 anos) também são conhecidos pela famosa alcunha de os "vira bosta", isso principalmente no interior de São Paulo e Minas, mesmo porque passam o dia inteiro fazendo bolinhas de suas fezes, e carregam essas bolinhas pra lá e pra cá, com o intuito de nelas construir um ninho onde se depositarão os ovos dos futuros coleopterozinhos.

    Já os egípcios veem neles o símbolo da eternidade, ou ainda do renascimento; pois, roga o mito que quando eles morrem, acabam por renascer logo ao raiar do dia seguinte, e que resurgem das próprias fezes.

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Eu já sou praticamente uma especialista em joaninhas, graças à vocês, meninos!!!
    Obrigada por tantas informações!
    Beijos

    ResponderExcluir