quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mofando no trânsito


Ainda bem que guardei o último livro da Agatha pra ler na subida. Porque, ao que parece, as duas milhões de pessoas que estavam comemorando a virada na Paulista desceram em seguida para o litoral. E resolveram subir na segunda feira. Como esta que vos escreve.

Primeiro tenho que confessar uma coisa... consegui comprar passagem pro busão das 18h - e entrei no das 16h30. Fiz firula até subir todo mundo, achei um lugar vago (tinham 3) e fiquei por lá mesmo. Aí deu certo, ninguém botou reparo que eu tinha entrado no ônibus errado! Me aboletei tranquila, coloquei o som na orelha (Like a stone, like a stone, like a stone, eternal repeat) e peguei meu livrinho tosco e mofado que achei no fundo da prateleira do sebo mais seboso de Pinheiros.

E assim eu sou feliz.

Daí a porra maravilha do p3 deu pau e fiquei sem som. Isso depois de 1 hora de viagem e eu nem tinha saído da cidade ainda. É, trânsito. Fome abissal e aquele cansaço esquisito que vem depois de ficar parada numa mesma posição por mais de dez minutos. Tá, tô brincando. Depois de quinze minutos.

God save dona Agatha! Me agarrei nela, e ela se agarrou ni mim, e aí foi fácil passar as 6 longas horas que me separavam da minha cama, da minha geladeira e do meu chuveiro. E eis que o livro da vez foi uma grata surpresa, viu?

Dona Agatha foi casada com um arqueólogo, e muitas das suas histórias se passam entre desertos e escavações... mas este foi o primeiro (e único até o momento) a contar um drama no Egito antigo! É claro que se você substituir alguns nomes (Esa por Miss Marple, Tebas por St Mary Mead) fica tudo como sempre foi... mas assim em egípcio ficou tão charmoso!

Daí funciona assim: tem o sacerdote master que é Imhotep, poderoso e cheio de sí, tipo eu que mando, eu que pago e vocês todos calem a boca. Seus filhos Yahmose (o mais velho, prudente e manso), Sobek (lindão, forte e impulsivo), Ipy (moleque mimado) e Renisenb (a filha que retornou após perder o marido). As noras Kait (mãe exemplar e fora desse papel, uma estúpida) e Satipy (macha alfa). A velha Esa (mãe de Imhotep e a espertona da casa). A escrava Henet (a futriquenta) e o contador Hori (o mocinho).

Imhotep passa muito tempo fora de casa, cuidando de terras distantes, e nesses períodos a autoridade sobre a casa e as terras de cá ficam divididas entre os filhos mais velhos... o que gera uma puta briga entre eles e entre as cunhadas. Uma zona. Daí o sacerdote master volta pra casa e, pra complicar só um pouco mais, traz uma concubina - que é a própria Teresa Cristina da novela das 20h. E sim, ando vendo muita novela... shame on me!

E o cara inventa de ir embora de novo, sozinho. E adivinha o que acontece? Um "acidente" mata a Teresa Cristina. Aff. E então começa uma série de assassinatos misteriosos e todo mundo acreditando que a concubina voltou do mundo dos mortos pra se vingar daqueles que a trataram mal... até que a velha Esa dá um "acorda Alice" e os que sobraram começam a desconfiar de um traidor entre eles. É, eles são meio lerdinhos.

E vou contar uma coisa inédita pra vocês! Eu adivinhei o assassino!!! E logo em seguida cheguei à conclusão de que não era o dito cujo. Pra logo depois voltar a pensar que era ela mesma... e era!!! Tá vendo, a dona Agatha queria me confundir com esse monte de nome doido mas não adianto-ou. Eu adivinhe-ei.

Eu sou um gênio.

E eu termino um ano com ela, e começo outro ano com ela. Isso é que é fidelidade partidária.

E no final a morte
Agatha Christie
Ed. Record
210 páginas
Nota: 7/ 10

3 comentários:

  1. Sua Agatha
    é como Hitchcock para mim,
    recusei algumas sessões
    pois a primeira tinha
    de ser do mestre.

    ResponderExcluir
  2. Passei para desejar um ótimo ano e convidá-la para participar do Scriba Fanzine que nasceu lá na unibam e caminhará pelo mundo paulistano.
    Se você aceitar em breve lhe mando mais coordenadas. A equioe editorial estará reunida , acredito , que até o final de janeiro para decidirmos os últimos detalhes ok?
    beijos e muita luz.

    ResponderExcluir
  3. Delícia de convite. Estou super dentro, Monicat´s. Valeu!

    ResponderExcluir