sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quebradiça

Gent´s,
o tempo tá tão seco que até eu murchei. O cabelo espigou, a pele quebrou, o lábio rachou. E antes que meu nariz começasse a estourar por dentro, jalaneti nele!

Jala o quê???
Jalaneti, amados leitores! A arte indiana de lavar as narinas!

Falando assim parece meio nojento... mas é gostoso! Primeiro você aquece um pouco de soro fisiológico. De leve. Depois coloca na canequinha. Aí você encaixa a ponta da canequinha na narina que estiver mais desobstruída (estou considerando que você já testou e aprovou a temperatura da água. Não vai tostar o nariz e falar que a culpa é minha!!!). E então aponta o buraco desocupado do nariz pro ralo da pia, e vai inclinando a cabeça suavemente para o lado da canequinha. Bem devagar... o soro vai entrando, dá aquela sensação de ai-meu-Deus-tô-me-afogando-tá-ardendo, mas continue, é já a água encontra o caminho e......... sai pela outra narina!


Simples assim.

Repita com a outra narina e deixe a cabeça baixa, assoando suavemente para retirar o máximo de soro que possa ter ficado dentro das cavidades. Suavemente, eu falei! Ah, inclusive por este mesmo motivo, não faça o jalaneti a noite. Assim o seu corpo terá o dia todo para eliminar qualquer aguinha que possa ter ficado para trás. Isso é bem importante - não queremos ficar com o cabeção inchado e cheio de dor, certo?

Nariz limpo, é hora de hidratar. Pingue uma gota de óleo de gergelim no dedo mínimo, mais conhecido como mindinho, e oleie (ai que palavra feia! Vou mudar: unte) as narinas gentilmente. Pronto. Tá lindão, pode sair pra farrear!

Em tempo, jalaneti é extremamente indicado para pessoas que moram em cidades grandes e poluídas. Conhece alguém nestas condições? Rs.........

2 comentários:

  1. É nessas horas que morar em uma cidade semi-provinciana como Pelotas tem suas vantagens, Dani.
    E depois, aqui é absurdamente úmido, o que impede o ressecamento das narinas.
    Quando puder, Dani, passe no site
    http://devaneiosliterarios.blogspot.com/
    que pertence à Mariana, irmã de um dos meus amigos aqui do site.
    Ela é escritora profissional e acho que gostarás do estilo intimista dela escrever.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo assim, indico a limpeza das narinas de quando em quando!
    Vou lá ver o blog da Mariana!
    Beijo!

    ResponderExcluir