terça-feira, 31 de maio de 2011

La reina del crime

Esse é dos bons!

Dona Agatha coloca todo mundo num barco navegando no Rio Nilo e pimba! Mata um deles. Já botou reparo como ela gosta de fazer isso? Colocar uma galera num lugar onde eles não podem sair e deixar nós, incautos leitores, tão ilhados quanto os personagens?

Uma galera mesmo: socialite americana e seu marido novo, ex-melhor amiga e ex-noiva do marido novo (oi?), um jovem rabugento e sua mãe, uma jovem rabugenta e sua mãe (adivinha se eles terminam juntos), um advogado inglês, um advogado americano, um arqueólogo, um médico, uma velha senhora da sociedade inglesa com uma sobrinha e uma enfermeira, Poirot e o coronel Race.

E morre gente viu? Morre a linda e rica socialite americana, assassinada enquanto dormia. E esse crime acaba puxando outros... aí você fica vidradão no livro, não larga nem pra comer.

Tudo gira em torno de Linnet, linda, loura e ricaaaaaa que inventa de casar com o noivo da melhor amiga. Aí Jackie, a trocada, fica puta da vida e começa a perseguir os pombitchos. E isso vai gerando um terror psicológico tão grande que o casal não tem mais sossego. Eles tentam fugir mas Jackie sempre está onde eles estão... sinistro hein.

Como eu já contei aí em riba, Linnet é assassinada, mas Jackie tem o álibi perfeito. E aí???

Pra variar um cadinho o desfecho é genial. Dona Agatha coloca algumas complicações menores no meio pra dar uma bagunçada geral - cleptomaníacos, golpistas, bêbados... mas acho que mesmo que se ela não tivesse inventado nada eu não chegaria sozinha no assassino. Quero dizer... até adivinhei quem era (cof cof) mas NUNCA iria desvendar a forma como o crime foi cometido!

Sensacional.

Morte no Nilo
Agatha Christie
Ed. Nova Fronteira
237 páginas
Nota: 9/ 10

Um comentário:

  1. Delícia de crítica, creio que Agatha abriria um sorriso só de ler isso aqui, dito desse jeitinho mesmo. E olhe que desta vez não foi o mordomo... e o Nilo tem mais segredos ainda, que só os bons escritores sabem mesmo (re)velar. Valeu pela dica, Dani! que blog mais legal!

    ResponderExcluir