quarta-feira, 31 de março de 2010

Tente outra vez...

Então pessoas queridas, esta que vos escreve tentou desmembrar novamente o "Jane Austen way of life". E confesso: realmente não é o meu estilo. Tem seus méritos, óoooobvio. Milhares de fãs e estudiosos estão aí pra calar a minha bela boca pintada de Snob. Ou melhor, do genérico, Power da Nyx. Porque eu sou antenada mas não milionária.

Ah é, o livro. Gentem, o que é essa sra. Bennet me matando lentamente de vergonha alheia cada vez que abria a boca? E o pai meio lesado que deixava o circo pegar fogo toda hora? Esse livro é pra matar de REIVA as feministas em geral. Camille Paglia deve ter pesadelos medonhos com as mulheres Bennet.

Minha leitura fluiu melhor, comparando com Persuasão, mas apesar de ter descrições mais apuradas, tanto de personagens quanto de locais e situações de conflito, achei tudo meio sonso. Diálogos grandiosos pra dizer necas e um monte de gente sem noção.

Jane Austen deve ter sido uma mulher visionária - daquelas que merecem o chavão "a frente do seu tempo". Esse livro inteiro é uma crítica bem humorada das convenções sociais, e principalmente, da vidinha mais ou menos levada pelas mulheres do século retrasado.

É um tema ainda atual. Helen Fielding se apropriou do cerne dessa estória pra construir seu best seller Bridget Jones - novela nomeada como uma das dez principais que definiram o século XX pelo jornal inglês The Guardian.

Mulheres de todos os tempos, se libertem!!!

2 comentários:

  1. É tudo uma questão de gosto, né? E isso é bem pessoal...eu adoro JA, acabei de ler Razão e Sensibilidade para o desafio literário..bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não vi esse filme!!
    Tá na lista, mas é tão grande que sempre demoro pra chegar... rs

    Sobre seu comentário: olhando a foto também achei melhor sem o cinto! Acho que realmente está funcionando esse negócio de tirar fotos do look e colocar no blog :D Essa é a proposta!

    Obrigada pela visita!

    Beijos

    ResponderExcluir