segunda-feira, 8 de março de 2010

Desafio Literário - Março


Mais um, tcha tcha tcha!
Nessa vida tudo tem um motivo, eu sei bem... peguei uma gripe xexelenta que vocês que me acompanham viram o registro. Massssss não foi de todo ruim pois me proporcionou alguns dias de "molho" e eu não sei o que vocês costumam fazer no molho, mas eu leio. Muito. Devorei meu livro de Março, revistas que estavam paradas há não sei quanto tempo e 425 blogs amigos e inspiradores. Ah, e viciei em Flash Foward.

Bom, vamos ao que interessa:

Livro: Persuasão, de Jane Austen
Nota: 8/ 10

Resenha: era uma vez uma família de nobres no interior da Inglaterra. Papai, mamãe e três filhinhas adoráveis. Mamãe morre e filhinha mais velha já nem tão adorável assume a posição de "mulé da casa". Papai é um velho petulante, vaidoso, orgulhoso, e péssimo administrador. Perdem grande parte da fortuna e são obrigados a alugar a casa grande e morar num lugar mais humilde. Filhinha mais nova se casa e vai embora. Filhinha do meio um exemplo de pessoa se apaixona por um marinheiro gostosão mas pobreta. Papai não gosta. Amiga da falecida mãe que Deus a tenha não quer. Filhinha do meio diz não obrigada ao marinheiro gostosão. Ele vai embora e volta rico, muuuuuitos anos depois. Descobrem que ainda se amam, mandam todo mundo a merda e se casam.

Eu achei que Jane Austen costura a estória com muito carinho pela sua heroína. Os personagens que a desprezavam são desprezados pela autora. Apesar de grande importância na construção da narrativa eles aparecem pouco. Por exemplo, temos uma descrição bem completa do caráter de Anne Elliot, a personagem central, mas do pai e da irmã mais velha só sabemos que são extremamente vaidosos e orgulhosos. É como se a autora não quisesse gastar o seu latim com mesquinharias, já que o objetivo do livro era exatamente defender o oposto!
Confesso que demorei um pouco pra "pegar" o estilo da autora, mas compreendo que muito se deve ao fato de ter lido uma edição com a adaptação para o português muito ruim. Várias partes lí no original em inglês (edição bilingue, sou chique benhê) e o sentido era muito mais amplo.
Em momento algum ela nos deixa esquecer o cerne da estória. A palavra "persuasão" aparece praticamente capítulo sim, capítulo não. Tudo gira em torno das relações familiares e as vantagens que isso pode ou não trazer, com o toque feminino do amor romântico coroando o casal principal. É um livro mega feminino, romântico, idealista. É fofo, mas um tanto quadrado. Não é sofrido como Emily Bronte, ou enérgico como Charlotte Bronte (minhas autoras inglesas românticas preferidas - resenhas anteriores aqui e aqui).
A história segue um período linear em curto espaço de tempo. Me pareceu mais uma novela que um romance. Muitos personagens, três lugares principais onde as ações ocorrem, leve descrição psicológica de todos, exceto da personagem principal.
Mais pra frente vou tentar ler mais algum título de Jane Austen, pra entender porque existem tantos apaixonados por ela. Sinceramente, não peguei...

16 comentários:

  1. Amei seu post, a resnha ficou mt divertida, rs..

    Tenho vontade de ler esse livro! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dani

    Adora Jane Austen, fiquei ainda mais afoita para ler... este é meu livro do mês de... bom, do desafio ...
    Adorei sua Resenha.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Encontrei o seu blog aqui na blogosfera e gostei bastante dele, tem umas dicas de livros muito boas =)
    Também tenho um blog onde escrevo resenhas dos livros que leio, filmes, lançamentos, eventos, promoções...
    O blog é, Uma Janela Secreta. E lá está acontecendo o sorteio do livro, A esperança tem muitas faces (um livro muito bom). Gostaria de te convidar para participar. O endereço é:

    http://umajanelasecreta.blogspot.com/2010/02/promocao-esperanca-tem-muitas-faces.html

    Beijão!
    Cel.
    www.umajanelasecreta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Austen é primorosa.
    Não conseguiria escrever mais que isso no momento. rs

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Dani,

    A Jane Austen realmente consegue, através de sofrimento e provações, agregar força nas suas personagens femininas. Esse olhar é realmente o diferencial dela.

    até.

    ResponderExcluir
  6. Dani. Gostaria da sua opinião sobre os capítulos sobre Mr. Chivalry, que estão no meu blog. No momento são 3 de 13.

    Se puderes ler e me dar um parecer. Estou a tentar outra forma de expressão nos meus textos. Brigadu beijo.

    ResponderExcluir
  7. Amo a Jane Austen e estou louca pra ler esse livro!

    Jenifer
    http://dicaselistas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Um dia lerei esse livro, depois que passarem esses desafios todos. rsrsrsrsr Se bem que até eu acabar o da Agatha é capaz de já estar velhinha! Gostei da sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani,
    eu sou uma apaixonada pro essa autora, mas esse título ainda não li. Parabéns pelo comentário.

    bjs
    Driza

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha. Estou tentando ler Orgulho e Preconceto da Jane Austen pra esse mês tbm no desafio, mas tá difícil.
    Vc escreve de uma forma muito legal de ler. Gostei!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. ADOREI sua resenha, muito bacana e divertida!!

    Aind anão li Persuasão, mas como sou apaixonada pela JA, não demora muito para eu ler.

    Um abraço, parabéns pelo post e até mês que vem!

    ResponderExcluir
  12. Menina, conheço alguns filmes baseados em obras da Jane Austen e confesso que nunca tive muita paciência com as histórias dela, me parecem ser todas iguais... (espero não apanhar...eheheh)
    De repente meu pecado é não ter encarado os livros, mas vou colocar na minha lista...eheheh
    Adorei sua resenha!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  13. Estou vendo que até agora Jane Austen foi a escolha de grande parte das participantes do desafio...estou lendo Razão e Sensibilidade como livro reserva e estou gostando muito. Já li Orgulho e Preconceito e gostaria muito de ler Persuasão. Boa resenha, vc foi sincera, não é todo mundo mesmo que gosta do estilo dela...

    ResponderExcluir
  14. ADorei a resenha, me deixou com mais vontade de ler..
    Ja ate estou com ele aqui, mas infelizmente esta me faltando tempo =_

    ResponderExcluir
  15. Jane Austen bombando no desafio literário...e deparar com uma resenha bem elaborada como a sua é um incentivo e tanto à leitura. Eu tenho essa edição, li o livro e gostei muito. Jane Austen retratava a sociedade de sua época tal como era fazendo uso de tintas de ironia. Que cronista consumada é miss Austen!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  16. kkkk...é gosto é gosto e nao adianta....eu sou fã da jane, fazer o que...rsrs...mas adorei a sua sinceridade....bela resenha...beijokas elis!!!

    ResponderExcluir