domingo, 21 de março de 2010

Desafio Literário - Março (reserva)


Hamlet.
Hum.
Pirei o cabeção.

Gentem, crássico é crássico e vice versa. O original de Hamlet data de 1.598. Mil quinhentos e noventa e oito. E ainda hoje é lido, comentado, estudado, encenado, admirado.
Mor de que?
Porque o cara é um gênio!!! São diálogos incríveis que revelam toda a força da condição humana, todo o poder da corrupção, da astúcia, e as consequências.
Peguei um pocket com a tradução de Millôr Fernandes. Foi ótimo porque ele deu uma "limpada" nas expressões rebuscadas sem perder o sentido original. Recomendo pra quem tentou ler outro tradutor e achou meio maçante.

Re-se-nha: Hamlet recebe a visita do fantasma do pai recém falecido, e este lhe conta que foi assassinado e quer vingança. O irmão dele matou-o visando o trono da Dinamarca e sua esposa. "Há algo de podre no reino da Dinamarca", sacou? G - Ê - N - I - O. Reconheci trocentas citações famosas no texto. E olha que nem é um livro tão grande...
Bom, voltando. Rei posto, rei morto, claaaaaaaaaama por vingança. Aí Hamlet emprega toda a sua lábia e se faz de maluco. Ou simplesmente abre mão de toda a falsidade da corte e é tomado como louco... não sei bem.... por exemplo, quando questionado sobre o corpo do conselheiro do rei (que ele matou acidentalmente):

Rei: Hamlet, onde está Polônio?
Hamlet: Na ceia.
Rei: Na ceia! Onde?
Hamlet: Na ceia. Mas não está comendo. Está sendo comido. Um determinado congresso de vermes políticos se interessou por ele. Nesses momentos, o verme é o único imperador. Nós engordamos todos os outros seres pra que nos engordem; e engordamos para engordar as larvas. O rei obeso e o mendigo esquálido são apenas variações de um menu - dois pratos, na mesma mesa; isso é tudo. (p. 98)

(Em off: GÊEEEEEEEEEEEEENIO)

Esse assassinato acidental foi a desculpa que o tio traidor precisava pra mandar Hamlet pra longe e atentar contra o fofo sem ser acusado. Mãaaas nosso herói é deveras esperto, não só se livra da armadilha como volta são e salvo pra Dinamarca.
Aí o rei traíra dá a sua cartada final. Instiga o filho do conselheiro assassinado a buscar vingança - perceba que é um tema recorrente...
Na cena final há um duelo de espadas entre Hamlet e o seu carrasco e ambos morrem, isso após a rainha morrer bebendo por engano uma taça preparada para Hamlet, e este obrigar o tio rei traíra a beber o veneno também.
Todo mundo morre no fina-al! Pronto, falei!!!

Gastei muitos neurônios nessa leitura, foi lindo.......

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a Resenha...
    Vale a pena lembrar que o ponto que permeia
    toda obra shakespeariana é o binômio essência x aparência.
    e um outro ponto culminante dessa obra, a meu ver, é o
    momento que Hamlet, tenta, por meio da peça, descobrir se realmente o Tio é o culpado da morte do pai, o que ele esqueçe é que quando usa-se o efeito catártico, todos estão sujeitos as mais diversas reações.
    Acredito que o único deslise do nosso heroi foi esse.
    No mais a obra nos apresenta, ainda nos dias de hoje um perfeito raio X de nossa sociedade...
    Beijo
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  3. Shakesperare é ótimo!

    Hamlet é sempre atual, pois além de analisar as complicações da mente humana, mostra a corrupção pelo poder e a ambição, coisa que sempre existiu. Há algo de podre em muitos reinos, não só no da Dinamarca...

    Ainda não li o texto completo (só a adaptação dos 'Contos de Shakespeare', de Charles e Mary Lamb), mas vi o filme do Kenneth Branagh (o único com o texto completo da peça)e adorei; recomendo o filme.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Só unm comentário: adoro a forma como escreve.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Sempre adoro suas resenhas! Rio muito e você fez eu morrer de vontade de ler Hamlet também!

    ResponderExcluir
  6. Leia sim Laura! Vale muito a pena! Tem diálogos geniais, perfeitos pra decorar e depois citar no almoço de domingo!!!!
    Adoooooooooooroooo!!!!
    Beijão e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. AHuahua adorei a resenha, ha muitos anos atras eu peguei esse livro para ler, mas nunca cheguei a terminar, sempre aparecia algum outro livro XD...
    Mas com toda a sua empolgação, vou tentar ler de novo.

    ResponderExcluir
  8. Credo... não sobra nenhunzinho...rss
    Adorei a resenha... mas confesso que dificilmente vou ler esse livro...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  9. Impossível passar o desafio sem esse clássico, não é? Excelente participação. Dá um gosto de vitória.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Muito engracada sua resenha e por isso ja chama a atencao mesmo q vc tivesse lido uma traducao chata. Li trechos na faculdade, mas um dia tenho q ler tudo.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonada por esse livro já li varias vezes, e de todas as tragédias de Shakespeare que eu li essa é a que eu mais gosto.

    ResponderExcluir
  12. Comoooo assimmmm...kakakaka....vc conta o final....mas sabemos q ele sempre faz isso né.....rsrsrs....ameiii sua resenha....beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir