domingo, 15 de julho de 2012

Coração aquecido

Comecei a ler esse livro como quem não quer nada, sabe. A estória é toda inocente e com uma linguagem tão simples que me pareceu daqueles livros que a gente tinha que ler para o colégio. Aquela obrigação meio chata e sem sentido.

Mas ele foi me envolvendo, e quando terminei fiquei com aquela sensação de saudade que aparece quando a gente se apega aos personagens e tem que deixá-los, porque tudo já foi dito. Inocente e doce, muito doce, essa estória.

As "Mulherzinhas" são as March: Meg, a mais velha, simples e bonita. Jo, meio moleque, toda independente. Beth, praticamente uma santa e Amy, uma boneca linda e meio artista. E a autora vai descrevendo os acontecimentos que vão mexendo com a vida delas na Nova Inglaterra. A educação esmerada das meninas, suas pequenas falhas de conduta e arrependimentos, as consequências das escolhas de cada uma, tudo detalhado de forma clara e carinhosa. Um livro excessivamente feminino, by the way.

Difícil não tomar partido ou se identificar com as situações que as irmãs passam. Tinham fortuna, mas por um desses revezes da vida estão pobres, mas cheias de dignidade e orgulho, e vão enfrentando e descobrindo truques para, com a elegância de sempre, continuar com a vida. Life still goes on, sempre.

Não preciso dizer que a personagem que mais me fará falta será Josephine! Atrapalhada, espirituosa, geniosa, moleque. E escrevia, vejam vocês! A amizade com o vizinho que se torna o "irmão mais velho" e inseparável companheiro de Jo faz a gente torcer por um casamento... que acaba acontecendo, mas não do jeito que pensávamos.

Enfim, um clássico cativante, e com moral: a vida é isso, coisas boas e nem tão boas, mas com o olhar e atitude corretos tudo fica encantado!

Tem uma versão para o cinema com a Susan Sarandon e a Winona Ryder que é muito fofa. Chama-se Adoráveis mulheres e dá pra chorar até desidratar... olha o trailer:



Mulherzinhas
Louisa May Alcott
Ed. Ediouro
608 páginas

2 comentários:

  1. Dani,
    já li esse livro e confesso que não me empolgou, mas li um outro livro dela, que pode até se dizer que foi o último que publicou, que gosto mais, já resenhei se tiver interessada

    http://www.palavrasvagabundas.com.br/search/label/Louisa%20May%20Alcott

    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda!
    Então, era um livro que eu tinha curiosidade de ler, mas realmente não esperava muito dele não...
    Mas gostei. E não pretendo ler mais nada dessa autora... ahahahahah
    Vou ler sua resenha e já me basta!
    Beijos

    ResponderExcluir