sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O Tigre Branco

Som, Som! Krishna Das - "Om Namah Shivaya"
http://www.youtube.com/watch?v=Zpu6bMhM_L0

Que descrição mais interessante de uma cultura!

Aravind Adiga, de maneira bem humorada, faz uma autópsia das relações sociais indianas. Um indiano escrevendo "ocidentalmente" sobre o próprio país.

O livro é a carta que o narrador, Balram Halwai, escreve ao primeiro-ministro chinês que estará em visita à Índia procurando por jovens empreendedores. Balram é um empreendedor, e sua carta é a defesa dessa afirmação.

É um tratado filosófico de um país muito rico e muito pobre! E passa longe das cidades yoginis, seus mitos e ashrams. Nada de calma e tranquilidade - apesar dele defender o yoga em alguns momentos.

Adorei essa passagem: "Os sonhos dos ricos e dos pobres não tem nada em comum, não é mesmo? Veja bem, os pobres passam a vida toda sonhando em ter o que comer e ficar parecendo os ricos. E estes sonham com o quê? Querem emagrecer e ficar parecendo os pobres." (p. 187)

Alguns fatos lembram um pouco as patotas que ouvimos pelo brasil brasileiro. Corrupção onde há muito dinheiro, e muita gente sofrendo pelo (muito) conforto de poucos: "Antigamente, havia mil castas e destinos na Índia. Hoje, só há duas castas: a dos homens barrigudos e a dos homens sem barriga. E apenas dois destinos: devorar ou ser devorado." (p. 58)

As castas... tão comentadas e incompreendidas. Ele tem uma definição muito boa, uma visão bem crua do sistema de castas. Vale a leitura, vai quebrar alguns paradigmas.

Os chefões do campo tem um quê de Id Amin Dada. Nada muito descritivo, apenas algumas citações sobre as vinganças cruéis que se abatem por toda uma família (curioso? Assista "O ultimo rei da Escócia" - prepare o estômago, é punk).

Muitíssimo interessante a fascinação de Halwai pelo Forte abandonado, próximo de sua aldeia, dominado pelos macacos. Pra quem conhece um bocadinho de mitologia indiana, o deus macaco (Hanuman) é a personificação da força servil, da dedicação absoluta por um ideal - ou um patrão, no caso do narrador.



O protagonista é um assassino confesso, mas é difícil condená-lo apesar de tudo. Ainda mais sob a ótica empreendedorista: ele é um exemplo de empresário de sucesso! Jai!

E meus agradecimentos para a Gaby Colombo que me emprestou o livro! Gaby, devorei-o em um dia!!!! Gentem, leiam a análise do Clube de Leitura, blog da Gaby e da Andréa, clicando aqui.

Vale a pena:
O Tigre Branco, deAravind Adiga
Ed. Nova Fronteira

Namastê!

2 comentários:

  1. Que bom que gostou do livro! Eu o adorei!
    Um abraço! Gabriela =)

    ResponderExcluir
  2. Dani: Ainda nao tenho seu email! Copio um convite que recebi de uma professora de lieteratura (Susana Ventura) muito legal, da Casa das Rosas:
    "O tema é o livro "Brás, Bexiga e Barra Funda" de Antônio de Alcântara Machado.
    Lá na Casa, grátis (claro), sexta-feira dia 11 às 17 horas."
    Ainda nao li nada desse escritor...
    Bjs, Gabriela

    ResponderExcluir