terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O ultimo de 2.009!



Finalmente, depois de 4 meses, tive tempo para ler "Reparação", de Ian McEwan. Estava na minha estante há exatos 4 meses.
É uma estória densa, sobre como um escritor versa sobre a vida de seus personagens com poderes divinos - e quais são as consequências de seus atos em uma possível realidade.
A estória atravessa o período da 2ª Guerra Mundial, e eu me emocionei algumas vezes com as descrições enfáticas da retirada dos ingleses da França.
Briony - a narradora de várias etapas - é uma criança chatinha que se transforma em escritora de sucesso, e em seu último romance joga toda culpa e ressentimento num alter ego jovem e arrependido. Nessa obra ela relata uma fatalidade que seus devaneios transformaram em outra verdade, e todas as consequências de seu ato infantil e fantasioso.
É sobretudo uma estória triste, e bem romântica. Impossível não torcer por Cecília e Robbie, improvável não se entristecer com o destino previamente traçado por outra pessoa.
O filme (Desejo e Reparação, de 2007, dirigido por Joe Wright) foi muito bem roteirizado. Não perdeu em nada a intensidade do texto original.
E o trailler com a música "The Scientist", do Coldplay, é a síntese perfeita.

Ah... e um incentivo a mais for us, girls! James McAvoy is sexy. Very sexy.

3 comentários:

  1. Que "arazzo" huhuh!
    Lindo o livro e ótimo comentário, mas faltou
    detalhes sobre o pós-modernismo.
    kkkkkkkkkkkkkkk
    beijos lindona Feliz 2010.

    ResponderExcluir
  2. Ah Monicat´s... mais pós-moderno que falar do James McAvoy??? Ahahahahaha
    Beijão, Feliz 2.010 pra nóis!!!!

    ResponderExcluir