"Assisti de uma esquina enquanto tomava um copo de leite: um homem completamente banal com um pêssego na mão. Fiquei olhando o pêssego maduro que ele rodava e apalpava entre os dedos, fechando um pouco os olhos como se quisesse decorar-lhe o contorno. Tinha traços duros e a barba por fazer acentuava seus vincos como riscos de carvão mas toda a dureza se diluía quando cheirava o pêssego. Fiquei fascinada. Alisou a penugem da casca com os lábios e com os lábios ainda foi percorrendo toda sua superfície como fizera com a ponta dos dedos. As narinas dilatadas, os olhos estrábicos. Eu queria que tudo acabasse de uma vez mas ele parecia não ter nenhuma pressa: com raiva quase, esfregou o pêssego no queixo enquanto com a ponta da língua, rodando-o nos dedos, procurou o bico. Achou? Eu encarapitada no balcão do café mas via como um telescópio: achou o bico rosado e começou a acariciá-lo com a ponta da língua num movimento circular, intenso. Pude ver que a ponta da língua era do mesmo rosado do bico do pêssego, pude ver que passou a lambê-lo com uma expressão que já era sofrimento. Quando abriu o bocão e deu o bote, que fez espirrar longe o sumo, quase engasguei no meu leite. Ainda me contraio inteira quando lembro, oh Lorena Vaz Leme, não tem vergonha?"
As meninas, Lygia Fagundes Telles, p. 8 e 9
Quem sabe um dia eu consiga chegar nessa magnificência de escrita...
EU TBM QUERO CHEGAR UM DIA NESSA PERFEIÇÃO oO
ResponderExcluirIndubitavelmente, um texto magistralmente escrito.
ResponderExcluirNão sei dizer se gostaria de alcançar a perfeição na escrita...
Pra onde eu iria depois?
Nunca tinha lido nada desta autora.
Me parece que este texto é um destes onde se pode ver nitidamente a separação entre o gosto feminino (emoção) e o masculino (ação) na literatura.
Por sugestão da Ana, fiz meu Facebook (Jacques Beduhn) ontem, Dani.
Achei bem divertido, só tenho de aprender a usá-lo corretamente.
Já o Twitter ainda não me convenceu...
Até mais, Dani.
Puxa, não tinha pensado nisso... acho que se eu chegasse nessa perfeição toda eu ficaria sentada olhando para o céu e esperando a eternidade passar... afinal, pra que ir além?! ;)
ResponderExcluirJá tô te add no face. E cuidado que esse troço vicia!!!
Beijocas