Gent´s,
o tempo tá tão seco que até eu murchei. O cabelo espigou, a pele quebrou, o lábio rachou. E antes que meu nariz começasse a estourar por dentro, jalaneti nele!
Jala o quê???
Jalaneti, amados leitores! A arte indiana de lavar as narinas!
Falando assim parece meio nojento... mas é gostoso! Primeiro você aquece um pouco de soro fisiológico. De leve. Depois coloca na canequinha. Aí você encaixa a ponta da canequinha na narina que estiver mais desobstruída (estou considerando que você já testou e aprovou a temperatura da água. Não vai tostar o nariz e falar que a culpa é minha!!!). E então aponta o buraco desocupado do nariz pro ralo da pia, e vai inclinando a cabeça suavemente para o lado da canequinha. Bem devagar... o soro vai entrando, dá aquela sensação de ai-meu-Deus-tô-me-afogando-tá-ardendo, mas continue, é já a água encontra o caminho e......... sai pela outra narina!
Simples assim.
Repita com a outra narina e deixe a cabeça baixa, assoando suavemente para retirar o máximo de soro que possa ter ficado dentro das cavidades. Suavemente, eu falei! Ah, inclusive por este mesmo motivo, não faça o jalaneti a noite. Assim o seu corpo terá o dia todo para eliminar qualquer aguinha que possa ter ficado para trás. Isso é bem importante - não queremos ficar com o cabeção inchado e cheio de dor, certo?
Em tempo, jalaneti é extremamente indicado para pessoas que moram em cidades grandes e poluídas. Conhece alguém nestas condições? Rs.........
É nessas horas que morar em uma cidade semi-provinciana como Pelotas tem suas vantagens, Dani.
ResponderExcluirE depois, aqui é absurdamente úmido, o que impede o ressecamento das narinas.
Quando puder, Dani, passe no site
http://devaneiosliterarios.blogspot.com/
que pertence à Mariana, irmã de um dos meus amigos aqui do site.
Ela é escritora profissional e acho que gostarás do estilo intimista dela escrever.
Abraço.
Mesmo assim, indico a limpeza das narinas de quando em quando!
ResponderExcluirVou lá ver o blog da Mariana!
Beijo!