segunda-feira, 2 de julho de 2012

Meninos, eu vi!

Sabe quando você está no trem, e de repente um outro trem emparelha com o seu, e pela janela você vê um cara estrangulando uma moça?


Pois foi exatamente isso que aconteceu com Elspeth McGillicuddy, acredita? Pois é, ninguém acreditou. E a velhinha seria taxada de maluca e o assunto seria esquecido se ela não fosse amiga de uma certa Miss Marple. E vocês conhecem Miss Marple... se há um mistério ela descobre what the hell is going on.

E dona Marple estuda mapas e itinerários e deduz que só há um ponto em que um cadáver de uma morta assassinada dentro de um certo trem poderia ser desovado... uma propriedade rural próxima à linha do trem. E infiltra uma espiã entre os familiares que vivem por alí.

Claro que tinha um cadáver.

Aqui dona Agatha apresenta a família que estará no centro das investigações: Luther, inválido, senhor absoluto do lugar e deserdado pelo pai milionário, seus três filhos e uma filha que só poderão tocar na herança do avô quando o pai falecer, e um neto. Todos amarrados pelo testamento do avô - miseravelmente ricos e sem poder colocar os dedos no dim dim.

E o bendito cadáver no celeiro.

O investigador vai dando cabeçadas e descobre que há uma mulher que pode ter se casado com o falecido filho mais velho de Luther, ou seja, uma nova principal herdeira da fortuna. É, isso pode ser um motivo. Mas pergunta daqui, pergunta de lá, e talvez o cadáver seja uma bailarina mediocre que sumiu em Paris. E o que isso tem a ver com a família?

Necas, e é frustrante. Pra nós inclusive, já que Miss Marple não participa ativamente do desenrolar da estória, então em nenhum momento sabemos por onde anda seu brilhante pensamento. E toda vez que aparece a única pista que nos dá é: "é um caso muito simples, vocês estão complicando muito." Ah tá.

Um cadáver dentro de um sarcófago num celeiro meio abandonado só pode ser coisa simples.

Mas não dá tempo de ficar aborrecido; logo aparece outro assassinato. E alguém é envenenado... e não é o velho, que com sua morte beneficiaria todo mundo - e explicaria muita coisa.

Antes que a família seja toda dizimada Miss Marple faz uma pequena encenação e brilhantemente desvenda o caso. E ainda dá tempo de incentivar o casamento de sua linda espiã infiltrada...

A testemunha ocular do crime
Agatha Christie
Ed. Nova Fronteira
191 páginas

2 comentários:

  1. Sou mais que fã de Agatha Christie, sempre que quero "descansar" a cabeça leio um livro dela.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aê, Jussara. Agatha é pura diversão!
      Beijão

      Excluir